WEBMAIL

Encontros online debaterão a nova Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti

Já estamos em véspera de assinatura na nova encíclica do Papa Francisco, Fratelli tutti, que acontece no próximo sábado (3), em Assis, com a divulgação marcada para o dia de São Francisco, em 4 de outubro. Um documento que pretende revelar, em oito capítulos, a essência do carisma franciscano inserida no próprio subtítulo: Sobre a fraternidade e a amizade social.

O prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, dom João Braz de Aviz, em entrevista ao Vatican News, analisou o contexto mundial – de crises e polarizações – que vai ganhar a nova encíclica do Papa Francisco sobre a fraternidade e a amizade social. O cardeal brasileiro acredita que o documento vai apresentar diretrizes que tocam, inclusive, os ministros da Igreja que devem seguir uma postura de serviço, não de poder.

Debates e reflexões

Para celebrar o lançamento da Encíclica, duas lives estão sendo programadas para os próximos dias. A primeira é organizada por um grupo de padres, religiosos (as) e leigos (as), que articularam um encontro para debater o material. Os convidados são a Ir. Cleusa Maria Andreatta e o Frei Luiz Carlos Susin. A live acontece no dia 07/10, às 21h, pelo link https://bit.ly/3ckUR0e.

Já o IHU, promove no dia 09/10, às 10h, um encontro com o cardeal José Tolentino de Mendonça diretamente da Cidade do Vaticano, em Roma.  A conferência Pandemia, um evento global. Repensar o futuro da casa comum a partir da Encíclica Fratelli Tutti quer tratar justamente deste tempo e das propostas que o documento vai apresentar. “O futuro nos chegou até de uma forma um tanto distópica, mas chegou como pôde chegar. A verdade é que somos chamados a olhar para nosso presente como um ponto de partida”, observa o cardeal. Clique aqui para ler mais.

Com informações de Vatican News e IHU