WEBMAIL

Escola de Servidores da Diocese de Erexim inicia dois novos cursos

Dia 24 passado, quarto e último sábado de fevereiro, a Escola de Servidores da Diocese de Erexim iniciou o curso na Área Pastoral de Gaurama e terça-feira, dia 05 deste mês, em Erexim, no Auditório São José, com mais de 50 alunos em cada um.

O curso da Área de Gaurama é para as paróquias que a integram: São Luiz Gonzaga de Gaurama, Sagrado Coração de Jesus de Viadutos, São João Batista de Marcelino Ramos, Santa Ana de Carlos Gomes e N. Sra. do Monte Claro de Áurea. As aulas das cinco etapas serão no quarto sábado de cada mês de manhã e de tarde em uma das sedes paroquiais sucessivamente. Além dos alunos inscritos no curso, outras pessoas da sede paroquial em que se realizar cada etapa podem participar.

O curso de Erechim terá a duração de um ano com aulas na terça-feira, das 19h15 às 22h. Tem alunos das paróquias da cidade e da região.

 

Mais de 50 anos de Escolas de Servidores

 

 

O ano de 1972 foi reservado para a organização da Escola de Servidores, efetivada em sua primeira turma em fevereiro de 1973. Uma das motivações iniciais foi em da opção pelo Diaconato Permanente feita pela Diocese no início daquele ano. Não foi, porém, pensada como escola específica para Diáconos, e sim como Escola aberta a acolher pessoas a serviço das comunidades eclesiais, homens e mulheres, casados ou solteiros, nas diversas formas possíveis, animadores do culto, de grupos de famílias, de comunidades, catequistas e outras com possibilidade de serem oficializadas ministros e ministras leigos e leigas.

A Escola vem desenvolvendo o Curso de Servidores, concebido em cinco etapas: Bíblia, Igreja, Liturgia, Sacramentos e Pastoral. Cada etapa não consiste apenas no estudo, mas do conjunto constituído pela convivência, troca de experiências, orações, exercícios e lideranças.

Historicamente, a iniciativa se adequou a realidade de cada tempo: Nas primeiras edições, era realizada em etapa de 10 dias, em regime de internato no Seminário Diocesano N. Sra. de Fátima em Erechim, no início do ano e em julho. Em seguida, foi proposto um curso para servidores urbanos, com aulas nos finais de semana.

Posteriormente, a Escola de Servidores passou a realizar o curso apenas durante um ano, com aulas semanais das 19h15 às 22h, com o mesmo currículo. Por alguns anos, sempre em Erechim e depois chegando até as áreas pastorais da diocese, como é o caso do curso recém iniciado na Área de Gaurama.

Formação Específica para o Diaconato

Em 1981, a Escola realizou um curso para candidatos ao Diaconato. Em 2017, foi criada a Escola Diaconal São Lourenço Mártir, da Província Eclesiástica de Passo Fundo, ligada à Itepa Faculdades. Ela concluiu seu primeiro curso em 30 de novembro de 2019, com 37 alunos, 13 da Arquidiocese de Passo Fundo e 24 da Diocese de Erexim, Em agosto do ano passado, a Escola Diaconal iniciou seu segundo curso, na Casa de Retiros de Passo Fundo.

 

CNBB Sul 3