WEBMAIL

Formação para presbíteros reuniu representantes das dioceses

São Leopoldo – O Curso de Formação Permanente para Presbíteros do Regional Sul 3 da CNBB foi realizado de 27 de agosto a 5 de setembro, no Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CECREI), em São Leopoldo. O evento, voltado para padres diocesanos e religiosos do Sul 3, é realizado anualmente por meio de estudos, reflexões, espiritualidade e convivência. Desta edição participaram 47 presbíteros, de 17 dioceses, juntamente com o bispo referencial, Dom Paulo de Conto.

Temas abordados:

O objetivo do curso é é fortalecer a unidade do presbitério do Regional Sul 3 e trabalhar a formação integral dos padres em suas diversas dimensões. O elemento da formação permanente é relevante para trabalhar elementos da vida do presbítero diante da mudança de época. Há momentos de reflexão, celebração, partilha, confraternização e conhecimento das diversas realidades da Igreja do Rio Grande do Sul.

De 29 a 31 de outubro acontecerá no CECREI o Encontro Regional de Presbíteros (ERP), para o qual é convidado um representante por área, província ou paróquia das dioceses do Regional. O tema deste encontro será o mesmo do 17º Encontro Nacional de Presbíteros, que aconteceu de 26 de abril a 2 de maio de 2018, em Aparecida (SP): “Presbítero: Discípulo do Senhor e Pastor do rebanho”. O assessor do ERP será o padre Jésus Benedito dos Santos e, na ocasião, também será será realizada a eleição para a nova presidência da Comissão Regional de Presbíteros, onde os 18 padres representantes das dioceses do RS são candidatos. Atualmente, o presidente é o padre Cleocir Bonetti (Erexim); o vice-presidente é o padre Pedro Nicolau Schneider (Montenegro); e o tesoureiro é o padre Carlos André Mueller (Santa Cruz) e o secretário é o padre Rudinei Lasch (Cachoeira do Sul). Dom Paulo de Conto é o bispo referencial da comissão.

“A interação dos padres é muito importante, por meio dela conhecemos irmãos que estão em realidades muito diversas. Compreendemos que somos um presbitério no Rio Grande do Sul e não podemos ficar distantes uns dos outros, mas nos aproximar e unir a Igreja. Vamos continuar incentivando a participação para qualificar nosso trabalho pastoral em meio aos desafios do nosso tempo”, comentou padre Rudinei Lasch, secretário da Comissão Regional de Presbíteros do RS. Segundo o padre Rudinei, esse curso é único entre os Regionais da CNBB e há um desejo de que o mesmo seja modelo para os outros regionais do país.