ITEPA
O INSTITUTO DE TEOLOGIA E PASTORAL (ITEPA) é uma resposta às quatro dioceses que formam o Interdiocesano Norte da CNBB – Sul III – Frederico Westphalen, Passo Fundo, Erechim, Vacaria – as quais vinham sentindo a necessidade de fundar um centro de formação teológica-pastoral que respondesse aos desafios da realidade e das práticas pastorais da região.
Este sonho, com o apoio dos bispos, padres, agentes de pastoral e alunos da Pontifícia Universidade Católica/RS – Seminário Maior de Viamão – e Universidade de Passo Fundo, tornou-se concreto em 1982. Tal data marcou, então, o início de uma caminhada de novos desafios, de busca de meios para responder concretamente às necessidades pastorais dos cristãos da região. Assim, uma das propostas fundamentais que marcou a origem do Instituto e que ainda hoje está viva é ser um centro de pesquisa e reflexão teológica-pastoral capaz de preparar sacerdotes, leigos e religiosos(as) para a realidade das quatro dioceses.
A opção pedagógica para o exercício desta proposta foi o Método participativo, sendo este fundamentado nos ensinamentos da Sagrada Escritura. Em 1984, em Marcelino Ramos, no 2º encontro de Formadores e Professores, reafirmou-se a metodologia participativa, pois permite o exercício da democracia, da fraternidade e da formação global da personalidade. Outros encontros foram realizados e é interessante salientar o de Erechim, em 1998, onde foi retomado e aprofundado o processo participativo no contexto pluralista que estamos inseridos. Nos últimos dois anos continuamos a reflexão nas reuniões colegiadas, com a presença do Frei Luiz Carlos Susim (1999) e do Pe. Érico Hames (2000). As reuniões dos professores priorizam e enfrentam as questões fundamentais da formação, do ensino e do fazer teológico.
Com a criação do Itepa, iniciou-se um processo de descentralização dos estudos teológicos, até então feitos na PUC. Isto possibilitou que outros Interdiocesanos do RS, aos poucos, iniciassem também um processo de formação teológica ligada à própria realidade. Assim, surgiram: o Instituto Missioneiro de Teologia (IMT), de Santo Ângelo (1982); a Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF), de Porto Alegre (1986); o Instituto de Teologia Paulo VI (ITP), de Pelotas (1988); as Faculdades Palotinas (FAPAS), de Santa Maria (2001); o Curso de Teologia da Universidade Lasalle (UNILASALLE), de Canoas (2001).
Em sua criação, atuaram diretamente as quatro Dioceses do Interdiocesano Norte: Erechim, Frederico Westphalen, Passo Fundo e Vacaria. O Itepa nasceu como Instituto de Teologia e Pastoral para estas quatro Dioceses. Por sua vez, sempre esteve aberto às Congregações Religiosas masculinas e femininas e aos leigos/as. A partir de 1996, a Diocese Chapecó, do Estado de Santa Catarina, passou a integrar o Itepa. Juridicamente, o Itepa se manteve ligado à Diocese de Passo Fundo. Em 2004, intensificaram-se as discussões para se criar uma entidade jurídica própria. Em 10 de Dezembro do mesmo ano o Itepa ganhou personalidade Jurídica própria.
Pelo Estatuto da entidade “O Instituto de Teologia e Pastoral é uma Associação civil de direito privado, de caráter educacional, religioso, assistencial e sem fins lucrativos” (Art. 1o, p. 1).
DIRETORIA
A Diretoria Executiva é o órgão de execução e Direção Geral do ITEPA e é composta por:
Diretor Executivo: Rene Zanandrea
Vice Diretor – Executivo: Ivanir Rodighero
Secretário: Jair Carlesso
Tesoureiro: Clair Favreto
Os membros da Diretoria Executiva são eleitos para um período de três anos, podendo ocorrer a recondução por mais um período.
COMPETE A DIRETORIA EXECUTIVA
- coordenar todas as ações do ITEPA, executando as decisões e deliberações do Conselho de Administração e da Assembléia Geral;
- cumprir e fazer cumprir as disposições deste estatuto;
- elaborar e apresentar anualmente à Assembléia Geral o plano de ação e a previsão orçamentária para o exercício seguinte, o relatório de atividades, balanço geral e prestação de contas do exercício findo;
- admitir e demitir funcionários, fixando os seus vencimentos;
- administrar os bens do ITEPA e inventariá-los;
- estudar e propor medidas de caráter administrativo e financeiro;
- autorizar o recebimento de receitas extraordinárias, doações, legados e outros
A Diretoria Executiva reunir-se-á sempre que se fizer necessário mediante convocação do Presidente.