Juventude Missionária gaúcha realiza Acampamento
O “Acampartilha Tua Fé” reuniu nos dias 18 e 19, no Parque da Romaria “Mãe do Redentor” cerca de 120 jovens do Rio Grande do Sul.
Reencontros, formação, espiritualidade, testemunhos missionárias e muita diversão. Nesse ambiente com cheiro de missão, a missionária leiga, Daniela Gamarra levou os jovens a refletiram sobre a verdadeira alegria. “A alegria do Evangelho nasce do encontro com Jesus que ainda hoje nos encontra na Eucaristia, na Palavra, nas pessoas e situações ao nosso redor. A verdadeira alegria não está em ter, mas sim em ser”, sublinhou Daniela Gamarra. “O sermão da montanha em Mateus começa com as bem-aventuranças, onde Jesus proclama a felicidade do Reino de Deus como alegria de alcance universal. Assim, a Boa Nova do Evangelho, que é alegria, se faz possível aos que são capazes de criar intimidade com o Cristo, tornando-se pobres e mansos, para percorrer o discipulado das bem-aventuranças como ideal de vida”, complementou a missionária.
Rita Patron, uma jovem da diocese de Bagé que está se preparando para ir à Moçambique, apresentou os cinco pilares da evangelização para uma Igreja em saída: escuta, abandono, ouvir, sair e concentrar-se. Esses pilares fazem parte da metodologia apresentada pelo papa Francisco na Evangelii Gaudium. Assista o vídeo com depoimentos dos jovens.
Durante o encontro foram indicados os jovens que irão participar da Experiência Missionária no Paraguai, no período da Páscoa. Esther Fernandes Piva e Eduarda Gross, partilharam a experiência missionária que realizaram no mês de janeiro no Ceará, incluindo as aventuras pelo caminho.
Para Renata Müller, da diocese de Osório, o Acampamento proporcionou momentos “que nos definem como verdadeiros Jovens Missionários, coisas que devemos colocá-las em prática em nossas vidas. Eu me senti muito acolhida pela alegria na qual nos motivou a missionária Daniela Gamarra. O Acampamento foi intenso, na medida certa com as palavras e sentimentos que nos provocaram durante as reflexões. Uma missionária em saída é assim que espero de mim a partir do que vivi neste final de semana”, finalizou a jovem.
Com essa experiência, a juventude reafirmou o carisma e o compromisso missionário por meio do qual a Igreja é chamada a cooperar com a missão que de Deus em todo o mundo. É o que explica Henrique Lopes, membro da coordenação da JM no Rio Grande do Sul.
Com informações da JM gaúcha.