Cruz Alta: Lançada oficialmente a 73ª Romaria de Fátima
Fé e muitos preparativos marcam os dias que antecedem o evento
O domingo foi especial no Santuário Diocesano Nossa Senhora de Fátima de Cruz Alta. Os fiéis participaram da Missa Campal de Lançamento da 73ª edição da Romaria. O evento, que traz o tema “Maria, atenta e intercessora”, acontece neste ano, no dia 13 de outubro.
A programação começou cedo, às 10 horas da manhã, com atividades para as crianças. Muitos fiéis trouxeram suas cadeiras e chimarrão para desfrutar de um dia de lazer agradável aos pés do Monumento de Nossa Senhora de Fátima.
“Hoje foi um dia marcante, pois lançamos oficialmente a 73ª Romaria de Fátima. Estamos a apenas 60 dias do evento, o que significa que agora entramos na fase final dos preparativos. As expectativas são muito positivas. Toda a equipe está empenhada, correndo atrás dos detalhes, organizando tudo, porque esperamos um público ainda maior este ano. Queremos acolher bem todos que vierem participar”, destacou Renati Machiavelli, coordenadora do grupo de casais organizadores desta edição.
A missa foi realizada à tarde no pavilhão do Santuário e foi presidida por dom Nélio Zortea, Bispo da Diocese de Cruz Alta, com a co-celebração do Padre Luiz Kolling, Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Cruz Alta. Dom Nélio expressou seu agradecimento pelo trabalho dos casais organizadores: “Quero agradecer a todos os casais que têm se dedicado desde o ano passado à organização deste evento. Quando uma romaria termina, já começamos a planejar a próxima, e eles têm mantido esse ritmo constante. Agradeço também a todos que se envolveram de alguma forma—seja com patrocínios, com trabalho voluntário, ou com orações.”
Segundo o bispo, a romaria é um evento de grande significado não apenas para Cruz Alta, mas para toda a diocese, reunindo pessoas de todo o país desde a sua primeira edição, que contou com mais de 40 mil participantes. Este ano, dom Nélio adianta que são esperados cerca de 150 mil fiéis. “Percebemos que as graças estão sendo derramadas por meio de Nossa Senhora, e as pessoas vêm até aqui para expressar sua gratidão, pedir saúde e forças para os desafios do dia a dia. Que Nossa Senhora seja, de fato, a intercessora de todos os devotos de Nossa Senhora de Fátima que se conectam com o Santuário de Cruz Alta. Muito obrigado! E esperamos a participação de todos. Que Deus conceda a força necessária para que todos possam peregrinar até aqui no segundo domingo de outubro e fazer esta bela caminhada em direção ao Santuário, onde celebraremos a Eucaristia,” reforçou o bispo diocesano.
Com informações da Diocese de Cruz Alta