WEBMAIL

Missas marcam 200 anos de Barbara Maix

Os 200 anos de nascimento da Bem-Aventurada Bárbara Maix, fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria serão celebrados com Missa na Catedral Metropolitana e no Santuário São Rafael, em Porto Alegre/RS. Na quarta-feira, 27 de junho, data do nascimento da religiosa, acontecerá a Celebração Eucarística na Catedral Metropolitana, presidida pelo bispo auxiliar Dom Aparecido Donizete de Souza. Já no sábado, dia 30, às 16h, será celebrada Missa no Santuário São Rafael, espaço que guarda o relicário com os restos mortais da Bem-Aventurada.  A  celebração será presidida pelo padre Lucas Mendes. O Santuário São Rafael está localizado na Rua Riachuelo, 508, no Centro Histórico.

As celebrações encerram o Ano do Bicentenário de Nascimento de Bárbara Maix, iniciado em junho de 2017.

Um projeto de vida e esperança

Madre Bárbara Maix nasceu em 27 de junho de 1818, em Viena, na Áustria. Perseguida pela Revolução de 1848, veio para o Brasil, chegando pelo Estado do Rio de Janeiro. No ano seguinte, fundou a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Residiu no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, com passagem por Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande. Dedicou-se ao serviço da caridade através da educação e acolhida às crianças órfãs, filhos de escravos, das vítimas da peste e aos mutilados pela Guerra do Paraguai. Faleceu no dia 17 de março de 1873, aos 54 anos de idade.

Bárbara Maix foi beatificada no dia 6 de novembro de 2010, no Gigantinho, em Porto Alegre, pelo Papa Bento XVI. Na ocasião, o então arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, presidiu a Santa Missa que contou com a presença de mais de 20 mil pessoas. Hoje, a Congregação fundada por Bárbara está presente em nove países: Brasil, Itália, Moçambique, Haiti, Paraguai, Venezuela, Bolívia, Argentina e Angola.