Não vos canseis de fazer o bem
Dom Hélio Adelar Rubert – Arcebispo de Santa Maria
Pela graça do Senhor, realizamos a 74ª Romaria Estadual da Medianeira com imensas bênçãos e tudo ocorreu na ordem e na paz. Foi uma Romaria muito bem preparada pela oração, trabalhos e participação na Trezena Móvel pelas Paróquias da cidade de Santa Maria. Todas as noites o povo superlotou os templos.
As pregações contemplaram as invocações marianas das paróquias da Arquidiocese: Medianeira de Todas as Graças, Imaculada Conceição, Senhora da Glória, de Lourdes, Aparecida, das Mercês, dos Remédios, da Piedade, das Dores, do Perpétuo Socorro, de Fátima, do Rosário, das Vitórias e Mãe de Deus.
O tema da 74ª Romaria Estadual da Medianeira: “Com Maria, sigamos Jesus”, muito tem contribuído na vivência prática das ações fraternas e solidárias nas moradias, comunidades e sociedade.
No final das romarias costuma-se propor aos romeiros uma nova tarefa. No ano de 2016 a tarefa foia partir da Campanha da Fraternidade: “Cuidar de nossas casas, jardins, pátios e de nossa calçada”. Pelo que se constatou foi assumida pela maioria.
Neste ano, o arcebispo solicitou sugestões do povo. Houve boas propostas: – Não ter medo de fazer o bem! – Não se deixar dominar pelo celular! – Com Maria sigamos Jesus praticando o bem! – Orar pelas vocações sacerdotais! – Falar bem das pessoas! – Não fazer fofocas! – Falar bem dos ministros da Igreja! – Ajudar uma família ou pessoa que passa por dificuldades! – “Não vos canseis em fazer o bem!”(2Ts. 3,13).
Após escutar várias propostas, escolhemos a exortação de São Paulo na Segunda Carta aos Tessalonicenses: “Irmãos, não vos canseis em fazer o bem!”
Cremos que no mundo agitado por tantos desafios relacionais, econômicos, políticos, ecológicos, estruturais, drogas e desempregos, mais do que nunca, precisamos nos converter para o bem que se fundamenta na Sagrada Escritura, na vida histórica da Igreja, nos princípios humanos, éticos, ecumênicos, familiares e da paz no mundo.
“Irmãos, não vos canseis em fazer o bem!” O bem é uma realidade que não passa, pois está fundamentado e tem consistência em Deus. A luz e a força vêm do Espírito Santo e Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14,6). A recompensa virá, pois o Senhor está atento ao menor gesto de amor.
Que a Mãe Medianeira seja nosso modelo na prática do bem e nos ajude “a nunca deixarmos que nos roubem a esperança”(Papa Francisco).