Natal, Tempo de Deus
O Advento é o período litúrgico que antecede o Natal, onde os cristãos se preparam para a vinda de Jesus Cristo. É um momento de reflexão sobre nossa existência, a espera e a esperança, no qual recordamos as promessas de Deus e nos preparamos para celebrar o nascimento de Jesus.
O Natal é a segunda festa mais importante dos cristãos, pois marca o fato em que o Filho de Deus se fez homem e veio habitar entre nós. Por isso, é um tempo de alegria, paz e amor, no qual celebramos o dom da vida e a salvação que Jesus trouxe à humanidade.
Jesus Cristo é o centro e a razão de existir do Natal. Ele veio ao mundo para cumprir a promessa de Deus de redenção e salvação da humanidade. O nascimento de Jesus em Belém é a realização das promessas feitas por Deus de enviar seu filho para a nossa salvação. Esta vinda culminará com sua Paixão, morte e ressurreição. Por isso, o Natal é uma ocasião de encontro com Cristo, de reconhecimento de sua presença e contínua ação em nossas vidas e de exercitar a gratidão pelo seu sacrifício por nós.
A celebração do Advento e do Natal, em família e, sobretudo, nos grupos de famílias adquire um significado ainda mais especial. É um momento de união, de compartilhar a fé, de fortalecer os laços familiares e de amizade com todos os que nos cercam. Durante o Advento, as famílias podem se reunir para orar juntas, em Pequenas Comunidades Eclesiais (Grupo de famílias) para meditar as leituras bíblicas relacionadas ao nascimento de Jesus e preparar seus corações para acolher o Messias.
Além disso, o Grupo de Família na Fé é um espaço propício para aprofundar a compreensão do verdadeiro significado do Natal e promover momentos de reflexão sobre a vida de Jesus e sua importância em nossa existência. É uma oportunidade de renovar a fé e o compromisso com os ensinamentos de Cristo, fortalecendo o espírito de comunidade e fraternidade entre os membros das famílias.
O Natal é uma festa essencialmente familiar, espaço em que podemos realizar momentos de oração em conjunto e trocar presentes como símbolo do amor e generosidade que Jesus nos ensinou. Mas, sobretudo, meditar que Jesus é o grande presente que Deus nos oferece. A Igreja oferece roteiros para conduzir as reflexões nas Pequenas Comunidade. O tema central é “Hoje nasceu para nós o Salvador”. O “hoje” nos assegura a contínua atualização da mensagem salvadora do Menino Deus. Também se atualiza a oportunidade de estimular a partilha e a solidariedade, lembrando-nos dos mais necessitados e praticar obras de caridade.
Neste Natal, que possamos nos preparar verdadeiramente para a vinda de Jesus, acolhendo-o em nossos corações e em nossas famílias. Que possamos vivenciar o verdadeiro sentido do Natal, marcado pelo amor, perdão, generosidade e solidariedade. Que o Grupo de Família seja um lugar de encontro com Cristo e de vivência da fé, fortalecendo a nossa identidade de discípulos de Jesus.
Que possamos viver o Advento e o Natal com a certeza de que Jesus está sempre conosco, guiando-nos e abençoando-nos.
Dom José Mário Scalon Angonese – Bispo Diocesano de Uruguaiana