Nove representantes gaúchos participam do Seminário de Iniciação à Vida Cristã com Seminaristas

Nove seminaristas de três arqui/dioceses gaúchas participaram nos dias 15 a 17 de julho, em Brasília, do Seminário de Iniciação à Vida Cristã (IVC) com Seminaristas. A iniciativa é promovida pela Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e reuniu um grupo de 208 seminaristas de todo o país.

No encontro, os participantes refletiram sobre “A importância da catequese na formação do futuro presbítero”, com ênfase no espaço que a Iniciação à Vida Cristã e a dimensão catequética ocupam na formação do padre.

Dom Leomar Antônio Brustolin, presidente do Regional Sul 3, preside também a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB e explica que o encontro faz parte de um processo que envolve seminaristas, leigos e leigas e presbíteros para fortalecer a iniciação à vida cristã no Brasil. Trata-se, segundo ele, de encontrar caminhos novos para comunicar a fé com as novas gerações em tempos tão complexos como, por exemplo, com o uso da inteligência artificial.

“Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre, mas como comunicar o Evangelho, o Reino e como integrar na comunidade crianças e jovens de hoje? Precisamos revisar toda a nossa prática pastoral com os padres, a prática catequética. Veja quantas crianças deixam de vir à Igreja depois que terminam a primeira comunhão e a crisma, isso é sinal de que a catequese não ocorreu. E nós não estamos revisando isso, nós estamos continuando com as mesma práticas religiosas”, aponta o arcebispo de Santa Maria.

Representantes gaúchos

Representantes da Arquidiocese de Santa Maria com dom Leomar Brustolin.

A Arquidiocese de Santa Maria e as Dioceses de Caxias do Sul e Vacaria enviaram seminaristas para participarem do encontro. De Santa Maria, seis jovens estavam presentes, entre eles Marco Junior Cruz (na foto, o primeiro da direita).

Para ele, os dias de encontro foram oportunidade para se dar conta dos muitos desafios impostos à evangelização e de buscar caminhos através da iniciação à vida cristã.

É muito importante para a nossa formação a experiência deste encontro, até porque não vivenciamos em nossa catequese esse processo da iniciação à vida cristã, então precisamos, como futuros presbíteros, nos aprofundarmos no conhecimento de cada etapa desse método para que as catequistas sintam confiança na aplicação desse processo, destaca Marco.

Da Diocese de Vacaria, quem participou foi o seminarista Maurício Zanotto, que também apresenta uma avaliação muito positiva dos 3 dias de encontro.

Este Seminário foi de fundamental importância para que nós, futuros padres, possamos caminhar em comunhão com a Igreja no Brasil no que tange a Iniciação à Vida Cristã. Foi possível perceber a centralidade da IVC na vida da Igreja, pois é o berço de onde nascem os novos cristãos, discípulos do Cristo Crucificado e Ressuscitado, conscientes, atuantes e missionários, capazes de anunciarem o Reino de Deus.

Seminarista Maurício Zanotto, da Diocese de Vacaria

Os outros dois participantes da comitiva do Rio Grande do Sul são proveninentes da Diocese de Caxias do Sul: Eduardo Cantelli e Stefano Fagundes Petroli.

Eduardo relata a alegria pela oportunidade de aprofundamento no aprendizado e aponta a importância de refletir a iniciação à vida cristã em um contexto social com tantas mudanças:

Estes dias de estudo acerca da IVC certamente contribuem muito nestes anos de formação inicial. Como Igreja, estamos ingressando num novo momento, diferente de outras épocas. Por isso, formar discípulos missionários requer um empenho para fazer com que o encontro com a pessoa de Jesus possa ser verdadeiro. Eis o grande desafio da IVC. Deste modo, o seminário deixa a missão de, como futuros padres, nos dedicarmos para bem iniciar à vida cristã aqueles aos quais anunciamos o Evangelho, a fim de que possamos ter comunidades vivas e atuantes, sinal da presença de Cristo em meio ao seu povo.

Seminaristas Eduardo Cantelli e Stefano Fagundes Petroli.

 

Victória Holzbach | CNBB Sul 3
Com informações da CNBB