Notícias › 19/09/2018

Diocese de Erexim realiza eleição do núcleo de religiosos

Erechim – No último domingo (16), 32 religiosas de 12 comunidades do Núcleo Diocesano de Erexim da Conferência dos Religiosos do Rio Grande do Sul participaram de assembleia eletiva na sede provincial das Irmãs da Sagrada Família de Maria, em Erechim. A assembleia iniciou com missa presidida pelo padre Jean Carlos Demboski, vigário paroquial da Catedral São José. Em seguida, Irmã Clementina Schneider, da Congregação das Irmãs de Santa Catarina, representando a equipe coordenadora regional dos religiosos, dirigiu sua palavra às participantes. Exortou-as a manterem-se firmes na caminhada, fiéis à sua vocação e missão. Fez relato da assembleia regional dos religiosos, ocorrida entre os dias 9 e 12 de agosto, no Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CECREI), de São Leopoldo. Referiu aspectos do tema daquela assembleia: Intercongregacionalidade e Carismas.

Dom José Gislon, bispo da Diocese de Erexim, marcou presença na assembleia, manifestando seu apreço e gratidão pela presença da Vida Consagrada na Diocese e por todo serviço realizado pelos seus integrantes. Ressaltou o valor da fidelidade e da perseverança ao chamado de Jesus.

Na parte final das atividades, foram programados os encontros do próximo ano com as respectivas temáticas a serem abordadas. Foi eleita a equipe de coordenação do Núcleo Diocesano dos religiosos, ficando assim constituída: coordenadora, Ir. Ivaldina Basso (Franciscana Missionária de Maria Auxiliadora), reeleita; tesoureira, Ir. Luiza Wastovski (Franciscana da Sagrada Família de Maria), reeleita; secretária, Ir. Marta Inês Vigne (Franciscana Missionária de Maria Auxiliadora), reeleita. Duas irmãs foram eleitas para integrar a equipe: Ir. Lydia Fernandes (Agostiniana); e Ir. Irma Emer (Franciscana da Sagrada Família de Maria). No final da assembleia ocorreu a oração e bênção de envio de Ir. Cristiane Bisolo, da congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora. No próximo ano, ela estará em missão na Diocese de Arica, no Chile.

Na diocese estão presentes 77 religiosos (as), de 8 diferentes congregações, distribuídos (as), em 17 comunidades. Na assembleia estiveram presentes 32 religiosas de 12 comunidades.