WEBMAIL

O Presente da tua Presença

Não investiguei, porque para mim é irrelevante quem inventou ou o motivo pelo qual alguém definiu este dia como “Dia do Amigo”. Para mim, a amizade é um valor sumamente relevante. Sempre acompanhada de lembranças, faz-nos voltar à realidade na feliz descoberta de que a vida tem sentido.

Embora seja um bem espiritual, sei que é possível quantificar a diferença que fazem em nossas vidas as pessoas que realmente se importam conosco. Acrescentam às horas da vida o doce sabor de sabermos que para alguém- neste mundo- a gente é importante. E isso não tem nada a ver com o cargo que ocupamos, com os títulos que temos ou com a casa onde moramos. Até porque todo amigo se faz casa de acolhida, onde podemos pôr os pés no sofá, cochilar, chorar as nossas dores e sorrir as nossas alegrias.

Até o presente não há consenso sobre a origem da palavra “Amigo”. Ainda bem, porque não creio que possa ser definida com uma única expressão. As palavras são sempre insuficientes quando pretendem definir os sentimentos, ainda mais um sentimento tão intenso e poderoso capaz de transpassar uma vida. Várias vidas!

Há amigos de um dia e há amigos de uma vida. Há amigos que não vemos mais há décadas e há amigos que encontramos todos os dias. Perguntaram-me: “onde moram teus amigos?” A resposta foi certeira: “Em minha memória e em meu coração”. Infelizmente, alguns já se foram (morreram ou se afastaram), no entanto, eu continuo gostando deles. Jamais os esqueci ou esquecerei. As amizades desfeitas não devem nos fazer sofrer. É preciso acolher até mesmo a vontade de quem se afasta, o que não podemos é enrijecer o coração ou deixar de amar. Porque nos tornamos velhos quando não somos capazes de fazer amigos ou de reavivar as amizades que a vida nos ofereceu.

Estranho dia este: o dia é do amigo e nós recebemos o presente. É o presente da presença. O melhor de todos os presentes. Meu amigo, minha amiga você é o melhor presente que recebi neste mundo. O presente da tua presença alegra imensamente a minha vida. O presente da tua presença nas horas em que me sinto triste ou desanimado. O presente da tua presença quando eu não sei o que fazer ou por onde ir. O presente da tua presença quando estou feliz e quero repartir com alguém as alegrias do caminho. O presente da tua presença é o que tenho de mais importante. Feliz dia do amigo! Obrigado por tudo o que me fazes sentir e por todos os momentos que vivemos juntos!

Prof Dr. Rogério Ferraz de Andrade