O SANTO SUDÁRIO
Nossa cidade de Santa Maria e região têm o privilégio de conhecer uma exposição gratuita sobre a réplica do Santo Sudário. Esta oportunidade é única. Basta ir até ao Supermercado (Shopping) Praça Nova, perto do Patronato, e presenciar uma bela exposição sobre o misterioso Santo Sudário. O Evangelho de São Mateus 27, 59 diz: “José (de Arimateia), tomando o corpo, envolveu-o num lençol limpo…”.
Cientistas de todo o mundo já fizeram todo tipo de pesquisa para desvendar o mistério. Os resultados das mais sofisticadas e modernas pesquisas confirmam a tradição: tudo aponta para a realidade de que foi o pano usado para o sepultamento de Jesus que no terceiro dia ressuscitou. Um grande cientista de descendência hebraica, afirma: “A Síndone não é só para os cristãos. É para todos”. Realmente, é um sinal visível e palpável que o Senhor deixou para nos ajudar na fragilidade de nossa fé. Ele ressuscitou dos mortos no terceiro dia.
O Santo Sudário é uma peça de linho que mostra a imagem de um homem que aparentemente sofreu a crucificação. Atualmente encontra-se guardado na Catedral de Turim na Itália. É raramente exibido em público para melhor conservação. Sua última exposição foi em 2010 quando foi vista por 50 mil peregrinos.
Causou grande repercussão o negativo duma foto em 1898 quando o fotógrafo amador Secondo Pia, usando a novidade da fotografia, percebeu a imagem de Jesus no negativo. Esta realidade percorreu o mundo. Deus pode se servir da técnica para dar sinais para todos os povos.
Acredito que as famílias, grupos de jovens e escolas, poderiam aproveitar e fazer uma visita guiada na exposição. Voluntários ajudam as pessoas para melhor aproveitamento da exposição inédita em Santa Maria que se prolonga até o dia 25 do mês de agosto 2019.
Inúmeras pessoas já foram ajudadas na fé. Outras sentiram o chamado para uma renovação de suas vidas, de uma conversão, de mais oração e busca dos valores que permanecem. Não se pode perder esta oportunidade. É para todos!
Feliz quem busca o Senhor! O Senhor mostra sua face para quem o procura.
+ Hélio Adelar Rubert – 13/07/2019.