Ordenação e Posse de dom Itacir Brassiani é no próximo domingo, em Santa Cruz do Sul
Nomeado para Santa Cruz do Sul pelo Papa Francisco no dia 19 de junho, monsenhor Itacir Brassiani será ordenado bispo e tomará posse da nova diocese no próximo domingo, 29 de setembro, às 15h, na Catedral São Joao Batista.
A Celebração Eucarística de Ordenação Episcopal e Posse Canônica do 5º bispo diocesano de Santa Cruz do Sul será presidida por dom Leomar Brustolin, Arcebispo de Santa Maria e Presidente do Regional Sul 3, e terá como co-ordenantes: dom Aloísio Alberto Dilli, bispo emérito de Santa Cruz do Sul, e dom Guilherme Antônio Werlang, bispo da Diocese de Lages (SC).
A Missa será transmitida ao vivo pelo Facebook e YouTube da Diocese de Santa Cruz do Sul e pelo Facebook do Regional Sul 3.
Biografia
Monsenhor Itacir Brassiani, M.S.F., nasceu em 28 de dezembro de 1959 em Soledade, Diocese de Cruz Alta, no Estado do Rio Grande do Sul. Concluiu os estudosde Filosofia na Universidade de Passo Fundo-RS, os de Teologia no Instituto Missioneiro de Teologia de Santo Ângelo-RS e obteve a licenciatura em Teologia Sistemática pela Faculdade Jesuíta-FAJE, em Belo Horizonte-MG. Em 29 de janeiro de 1984 emitiu a
profissão religiosa na Congregação dos Missionários da Sagrada Família e em 21 de fevereiro de 1987 recebeu a ordenação sacerdotal.
Exerceu os seguintes cargos: vigário paroquial e depois pároco da Sagrada Família em Santo Ângelo-RS; pároco de Santo Antônio em Santo Ângelo-RS; vigário paroquial de São Sebastião da Boa Vista em Contagem-MG; membro da Pastoral de Rua de Belo Horizonte-MG; professor do Instituto Missioneiro de Teologia de Santo Ângelo-RS; formador dos estudantes e membro da Comissão de Formação dos Missionários da Sagrada Família; superior local e administrador da Escola Apostólica Sagrada Família em Santo Ângelo-RS; membro e tesoureiro da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB); visitador provincial; conselheiro e depois superior provincial da Província do
Brasil Meridional; vigário geral junto ao Conselho Geral de Roma.
Desde 2021 atuava como superior provincial para a América Latina dos Missionários da Sagrada Família, com sede em Passo Fundo-RS.
Lema Episcopal
O lema episcopal escolhido pelo Monsenhor Itacir Brassiani para seu ministério é “Guiados pelo Evangelho da Cruz” (Cf. 1Cor 1,17-25). Ele explica que “a vida cristã nasce da resposta ao Evangelho de Jesus Cristo, o Missionário enviado pelo Pai para a salvação do mundo, e no Evangelho se sustenta. O mesmo Espírito que dinamizou a Encarnação do Verbo eterno em seu seio de Maria no ventre da História esteve presente no calvário, na cruz na qual pendeu e clamou Jesus. Em Belém, a Palavra eterna fez-se pequena, tão pequena que cabe numa manjedoura; fez-se criança, e, desde então, a Palavra não possui somente uma voz; mas também um rosto. Na Cruz, o Verbo emudece,
torna-se silêncio de morte, porque se disse até calar, nada retendo do que nos devia comunicar (BentoXVI). Na Cruz de Jesus, Deus desce à mais profunda humilhação humana. Assume nossas fragilidades, abraça e eleva a criatura humana e todas as demais criaturas, começando pelas mais vulneráveis e desprezadas. Por isso, a Cruz de Jesus, mesmo parecendo loucura para quem busca apenas o saber pragmático e
escândalo para quem busca poder prepotente, é Evangelho da Vida e da Esperança, Sabedoria e força de Deus. Nossa Glória é a Cruz!”.
Com informações da Diocese de Santa Cruz do Sul