WEBMAIL

Papa Francisco intermedeia doação de respiradores para o Hospital São Lucas

Uma doação de equipamentos médicos chega amanhã (27), no Hospital São Lucas da PUCRS, para ajudar na recuperação de pacientes da COVID-19. Atendendo ao apelo do Papa Francisco pela solidariedade de todos neste tempo de pandemia, a Esmolaria Apostólica do Vaticano e a associação Hope Onlus estão sendo o elo entre diversos doadores e estruturas sanitárias em situação de emergência e pobreza, fazendo chegar tecnologia médica a quem mais precisa. Ao todo, serão 18 ventiladores de terapia intensiva Draeger e 6 aparelhos de ultrassom portáteis Fuji que chegarão a Porto Alegre, Goiânia-GO, Tocantinópolis-TO, Crato-CE, Aracaju-SE e Rio de Janeiro-RJ também receberão as doações do Santo Padre.

“Este gesto é a expressão da solidariedade de homens e mulheres preocupados com a vida dos menos favorecidos”, afirma Dom Jaime Spengler, que abençoará os equipamentos.

Os ventiladores e os aparelhos de ultrassom portáteis serão entregues, oficialmente, nesta quinta-feira pelo emissário Antonio Guizzetti, representante da Hope Onlus, associação italiana independente e sem fins-lucrativos, especializada em projetos humanitários de saúde e educação, que tem sido o elo entre diferentes doadores e o transporte e instalação em hospitais.

Antonio Guizzetti será recebido em Porto Alegre pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Spengler, pelo reitor da PUCRS, Irmão Evilázio Teixeira, e pelo diretor-geral do Hospital, Leandro Firme. Durante a visita, o grupo circulará pelas dependências do HSL, passando pelo Centro Clínico, Centro de Diagnóstico de Imagem e também pelos ambulatórios onde atualmente é conduzido o estudo da testagem da vacina contra o coronavírus.

Os equipamentos doados serão direcionados para a UTI que acolhe exclusivamente os pacientes com Covid-19. Para ajudar no atendimento à doença na Região Metropolitana, o Hospital vem ampliando gradativamente a sua oferta de leitos para pacientes contaminados com o coronavírus. Atualmente, 46 leitos estão disponíveis na UTI Covid-19 e outras 104 unidades para a Enfermaria.

Com informações da Rede Marista