WEBMAIL

Papa Francisco nomeia novo bispo para Cruz Alta, dom Nélio Zortea

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 29 de março, dom Nélio Domingos Zortea como o novo bispo da vacante diocese de Cruz Alta (RS). Até o momento, dom Nélio estava à frente do governo pastoral da diocese de Jataí (GO). 

A diocese de Cruz Alta está vacante desde 22 de setembro de 2021, quando dom Adelar Baruffi foi nomeado arcebispo de Cascavel (PR). 

A Presidência da CNBB enviou saudação a dom Nélio.  

Biografia 

Nascido em 1º de dezembro de 1963, em Iraí (RS), filho de Antônio Zortea (in memoriam) e Lúcia Pizzatto Zortea, dom Nélio Domingos Zortea cursou Filosofia na Faculdade de Ciências Humanas Arnaldo Busatto, em Toledo (PR), e Teologia no Centro de Teologia Interdiocesano de Cascavel (PR). Ele também tem formação de extensão universitária em Psicologia da Educação na Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Viamão. 

Ordenado sacerdote em 12 de outubro de 1995, ocupou diversos cargos na arquidiocese de Cascavel, incluindo assistente para a formação no Seminário Menor São José, juiz auditor da Câmara Eclesiástica e reitor e ecônomo do Seminário São José. Ele também atuou como assessor dos Ministros Extraordinários da Comunhão, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e vigário geral. 

Em 2005, dom Nélio tornou-se pároco da Catedral Nossa Senhora Aparecida, em Cascavel, cargo que ocupou até 2015. Naquele ano, no dia 18 de novembro, ele foi nomeado pelo Papa Francisco bispo para a diocese de Jataí, em Goiás. 

A ordenação episcopal foi realizada no dia 30 de janeiro de 2016, em Cascavel. A posse foi no dia 13 de fevereiro do mesmo ano. Seu lema episcopal é “Segretatus in Evangelium Dei“, que significa “Escolhido para o Evangelho de Deus”. 

Com informações da CNBB