WEBMAIL

Pastorais Sociais convidam para formação sobre a 6ª Semana Social Brasileira

O conjunto dos organismos e pastorais sociais do Regional Sul 3 da CNBB – a Ação Sócio Transformadora – planeja para os dias 21 e 22 de setembro, às 19:30, encontros de formação sobre a 6ª Semana Social Brasileira.

Na carta convite assinada por Dom Silvio Guterres, Bispo Referencial para a Ação Sócio Transformadora no Regional Sul 3, o grupo explica que “vem se esforçando para se integrar no grande mutirão da 6ª Semana Social Brasileira, bem como vem trabalhando intensamente para aperfeiçoar a própria articulação das pastorais sociais no Rio Grande do Sul, para que estas se sintam animadas e apoiadas na missão”.

Nos últimos meses, o grupo constituiu uma pequena equipe de trabalho que tem se empenhado em reunir as coordenações das pastorais e das dioceses para dinamizar as ações no Estado e articular a 6ª Semana Social Brasileira. No início deste mês, promoveu também a live do 26º Grito dos(as) Excluídos(as).

Para agora, “serão realizados quatro encontros provinciais, com a intenção de, chegando mais próximos das nossas bases, dar continuidade ao processo de construção da 6ª Semana Social Brasileira e da articulação das pastorais sociais em nosso regional”, destaca a Carta Convite. Para os encontros, são convidados os referenciais diocesanos da Ação Sócio Transformadora e também as lideranças que estão à frente das iniciativas de evangelização relacionadas a ação sociotransformadora em cada diocese da província.

Os encontros serão realizados através de plataforma virtual conforme cronograma abaixo. Todas as arqui/dioceses já receberam os links de acesso, mas eles também podem ser solicitados pelo email comunica@cnbbsul3.org.br.

DIA 21 DE SETEMBRO, às 19h30min: Província de Passo Fundo e Províncias de Pelotas

DIA 22 DE SETEMBRO, às 19h30min: Províncias de Santa Maria e Províncias de Porto Alegre

A 6ª Semana Social Brasileira

As Semanas Sociais são promovidas pela CNBB e de 2020 a 2022 celebramos a sua 6ª edição. A iniciativa tem como objetivo articular as forças intelectuais e sociais para debater questões sociopolíticas relevantes a cada país e raça perspectivas para o presente e o futuro, baseadas na Doutrina Social da Igreja.

Esta 6ª Semana Social Brasileira tem seu tema inspirado nos três T’s do Papa Francisco: “Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho”. A iniciativa é um grande mutirão pela vida que já encontra seu primeiro desafio neste tempo de pandemia e que precisa ser organizada e dinamizada pelo Regional.

O Mutirão é o caminho metodológico da 6ª SSB, portanto, uma forma de convocar todos os cidadãos e cidadãs do Brasil ao engajamento concreto pela superação das desigualdades sociais existentes no país. Para alcançar esse objetivo a iniciativa terá como eixos transversais: a economia, a democracia e a soberania.

Para saber mais informações sobre a 6ª Semana Social Brasileira, clique aqui .