Pastoral Carcerária realiza Assembleia Regional e elege nova coordenação para 2023-2025

Nos dias 22 a 24 de setembro, a Pastoral Carcerária do Regional Sul 3 promoveu a sua 29ª Assembleia Estadual. A rotina do encontro contou com as missas, uma delas presidida por dom Darley Kummer, bispo auxiliar de Porto Alegre e as reflexões conduzidas pelos agentes. Dom Liro Vendelino Meurer, bispo referencial da Pastoral Carcerária, devido a questões de saúde, participou virtualmente, deixando seu recado.

Ir. Petra, coordenadora nacional da Pastoral Carcerária, expôs e aprofundou o sentido do objetivo geral da Pastoral Carcerária: “Evangelização e promoção da dignidade humana por meio da presença da Igreja nos cárceres através das equipes de pastoral na busca de um mundo sem cárceres!”

Iara Carvalho, coordenadora estadual para a Mulher Presa, partilhou a programação relativa ao tema. Vera Dalzotto, até então assessora para Justiça Restaurativa do RS, refletiu as ações da JR no estado e no país. Vera segue como a referencial nacional para Justiça Restaurativa.

Durante a assembleia, Pe. Edson Thomassin, referencial estadual para as Pastorais Sociais, também falou sobre a Campanha da Fraternidade e a articulação das Pastorais Sociais.

Além de refletir e celebrar as realidades das unidades prisionais do Estado e seus desdobramentos, a assembleia foi de cunho eletivo e, por unanimidade, as 14 arqui/dioceses presentes definiram a coordenação para o Biênio 2023/2025, assim constituída:

 

Com informações da Pastoral Carcerária do RS