Pastoral da Criança e Cáritas celebram 40 anos na Diocese de Erexim

Celebração da Cáritas na Paróquia São Francisco de Assis

Neste Ano Jubilar, a Pastoral da Criança e a Cáritas comemoram seu quadragésimo aniversário de atuação na Diocese de Erexim com presença em diversas de suas paróquias.

Os 40 anos da Pastoral da Criança em nível diocesano serão celebrados no dia 23 de novembro em Erechim. Os agentes que estiverem presentes participarão da celebração do Jubileu com procissão da Catedral ao Santuário N. Sra. de Fátima às 14h30. Ao longo do ano, haverá celebrações comemorativas nas Paróquias.

A comemoração dos 40 anos da Cáritas na Diocese já iniciou, com celebração na Paróquia São Francisco de Assis, Bairro Progresso em Erechim, no dia 08 passado. Na Paróquia Santa Ana, em Carlos Gomes, serão celebrados no próximo domingo, dia 16. Em outras paróquias, ao longo do ano. A celebração em âmbito diocesano será no dia 09 de março, às 08h30, em Getúlio Vargas, com participação na missa na igreja N. Sra. Imaculada Conceição e depois com atividades diversas no salão paroquial.

Pastoral da Criança

Iniciada em 1983 pela Dra. Zilda Arns, irmã do Cardeal Dom Paulo Evaristo e com o apoio dele, “A Pastoral da Criança é um Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) conforme o decreto 05/2006 da CNBB. A Pastoral da Criança, na CNBB, atualmente, faz parte da Comissão Episcopal Ação Sociotransformadora.”

O site nacional ressalta que a pastoral “alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania, tendo como objetivo o “desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político”

Cáritas

A Cáritas Brasileira, fundada em 12 de novembro de 1956, é uma das 170 organizações-membro da Cáritas Internacional. Sua origem está na ação mobilizadora de Dom Helder Câmara, então Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). As orientações do Concílio Vaticano II marcaram a ação da Cáritas que, desde então, vive sob os valores da pastoralidade transformadora. A Cáritas é um organismo da CNBB e possui uma rede com 198 entidades-membros e  13 regionais.

 

Com informações da Diocese de Erexim