WEBMAIL

Pastoral da Juventude Regional celebra em Aparecida os 50 anos da PJ no Brasil

Com o tema “Negra Mariama nos chama à Romaria: 50 anos de profecia e missão construindo a civilização do amor” e lema iluminado por Filipenses, “Alegrai-vos sempre no Senhor! Novamente direi: alegrai-vos!” (Fl 4,4), a Pastoral da Juventude celebrou no último sábado, dia 09 de setembro, os seus 50 anos de caminhada no Brasil. Cerca de 5 mil jovens de todo o país se encontraram na Romaria dos 50 anos da PJ no Brasil, ocorrida no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. 

O Regional Sul 3 da CNBB participou deste momento de celebração com cinco ônibus que levaram à Aparecida cerca de 200 jovens, religiosas e padres do Rio Grande do Sul. Também participou do encontro o Bispo Referencial para a Comissão Episcopal para a Juventude no RS, dom Darley Kummer. As caravanas do RS partiram de diversas regiões do Estado com representantes de muitas arqui/dioceses: Santo Ângelo, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Erechim, Passo Fundo, Caxias do Sul, Cruz Alta e Bagé. 

O local escolhido para a clebração foi a casa da Mãe Aparecida, por ser  lugar onde todos os brasileiros convergem para expressar sua fé, em torno de Maria que apareceu como mulher negra em meio a um tempo de escravidão, como sinal de libertação. Maria é o exemplo a ser seguido pela ação pastoral, serva humilde que leva a Cristo.

Segundo os participantes, a programação do encontro foi repleta de mística, espiritualidade, animação e emoção. Na celebração de abertura foram recebidas as imagens de Nossa Senhora Aparecida que peregrinaram por todos os regionais do Brasil. No restante do dia seguiu-se a programação com a história da Pastoral da Juventude e momentos de apresentações musicais. Às 17h iniciou-se a caminhada em direção à Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida, onde aconteceu a missa que foi presidida por Dom Vilson Basso – Presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB.

Gustavo Follmann é o Secretário Regional da PJ no Regional Sul 3  e participou da romaria a Aparecida. Para ele, a Pastoral da Juventude e sua celebração dos 50 anos reafirmam a unidade com a Igreja proposta pelo Papa Francisco. “A PJ vem seguindo os ensinamentos do papa Francisco, se preocupando em ser uma Igreja em saída que acolhe a todos e todas. E aqui no Rio Grande do Sul não é diferente, onde há mais de 40 anos a PJ vem cumprindo seu papel”, destaca Gustavo.

A Pastoral da Juventude está presente no Regional Sul 3 da CNBB desde de sua primeira década de existência em nível nacional, constituindo-se como um dos importantes espaços de evangelização da Juventude no Rio Grande do Sul. Atualmente, a Pastoral está presente em diversas arqui/dioceses do Regional através de seus grupos de jovens. A nível regional desenvolve o projeto nas trilhas dos grupos de jovens, que tem como objetivo fomentar novos grupos e auxiliar paróquias que desejem iniciar um grupo da PJ. 

Para informações sobre este ação contatar o secretário regional Gustavo Folman: 55 96693498.

Com informações da Pastoral da Juventude do RS