WEBMAIL

Pastoral da Saúde promove Formação Estadual com agentes

A Pastoral da Saúde do Regional Sul 3 promoveu nos dias 07 e 08 de julho a sua formação estadual. O encontro reuniu representantes de todo o Estado e teve como tema “Ouvidos atentos, corações ardentes e pés a caminho”.

Os Coordenadores Arqui/Diocesanos e Assessores Eclesiásticos da Pastoral estudaram juntos o Guia do Agente da Pastoral da Saúde no Brasil, que contempla diversos temas pertinentes ao agente da Pastoral da Saúde, entre eles: Noções básicas do Sistema de Saúde, Leis Orgânicas da Saúde, Princípios Doutrinários e Éticos do SUS, Sensibilização a Importância da Prevenção de doenças através de campanhas de vacinação.

O primeiro dia de encontro, iniciado com a acolhida e espiritualidade, seguiu com palestras pela parte da manhã embasadas nas três dimensões da Pastoral da Saúde: solidária, comunitária e sociotransformadora. Neste dia, os participantes também estudaram as diretrizes e o regimento da Pastoral da Saúde Nacional. O dia também marcou a apresentação da conjuntura e organização da Pastoral em cada  arqui/diocese e a apresentação dos pontos positivos e as dificuldades que a coordenação regional enfrenta, incluindo as perspectivas que a equipe tem relacionadas a realidade da Pastoral nas bases. Entre elas destaca-se:

1- Que consiga-se atingir 100% da presença da Pastoral da Saúde das arqui/dioceses, no intuito de melhorar as condições de vida ao vulneráveis;

2- Visitar as arqui/dioceses, principalmente aquelas que ainda não tem viva a presença desta Pastoral;

3- Assessorar as arqui/dioceses que já tem a presente a Pastoral da Saúde Diocesana;

4- Promover capacitações de curto e médio prazo por províncias para um melhor desenvolvimento da caminhada como Pastoral da Saúde dentro de suas realidades existentes.

O segundo dia da formação estadual iniciou com a fala de dom Cleonir Dalbosco, bispo referencial da Pastoral da Saúde no Regional, que refletiu sobre a sinodalidade, a Fratelli Tutti, a polarização na Igreja e o negacionismo em relação a prevenção da saúde. Durante sua fala, dom Cleonir reforçou a importância da vacinação, ressaltando a responsabilidade que cada agente da Pastoral da Saúde tem em sensibilizar sobre a prevenção contra doenças.

Seguiu-se o encontro com eo estudo do livro Guia Nacional do Agente da Pastoral da Saúde. O momento foi assessorado por cinco assessores: Ir. Elise Sehnem, Pe. Jean Pinheiro, Elias Valer, Waldir Bohn Gass e Vitório Alexandre Passero.

Para finalizar a formação, foi realizada uma avaliação do encontro e também a partilha de sugestões, onde se destacou a necessidade de dar continuidade na capacitação/formação das três dimensões. Sobre isso, a coordenação regional da pastoral já prevê a realização de encontros online para promover e oportunizar a todos os agentes da Pastoral da Saúde que tenham interesse em se aprofundar mais sobre essas dimensões.

O encontro foi encerrado com  a Oração de São Camilo de Lellis aos doentes e aos cuidadores, seguida pela bênção de envio.

CNBB Sul 3