Pastoral da Saúde realiza Assembleia Formativa Regional e debate e necessidade de um ecossistema equilibrado
Nos dias 9 e 10 aconteceu a Assembleia Formativa da Pastoral da Saúde do Regional Sul 3. O tema foi: Pastoral da Saúde – Peregrina na busca de um ecossistema equilibrado e o Lema: Saúde, nosso maior patrimônio.
A assembleia teve como intuito refletir sobre temas que são importantes para a caminhada da pastoral no Regional, tais como: As três dimensões da pastoral da saúde; Cuidados psicológicos diante de uma tragédia climática; Mudanças climáticas, por quê?; Plantas e a casa comum: cuidados com a natureza para manter viva as espécies; Campanha da Fraternidade 2025 – Fraternidade e ecologia integra; Esclarecimentos sobre o CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs no Brasil); Explanação sobre o Congresso Nacional da Pastoral da Saúde; O cuidado e ser cuidado; Como socorrer aqueles que não têm acesso imediato ao tratamento convencional?; e Sinodalidade e Jubileu 2025.
Um dos destaques da Assembleia foi a reflexão sobre a necessidade de a Pastoral da Saúde abranger o ser humano na sua integralidade. A coordenadora da Pastoral no Regional, Madalena Bremm, destaca: “Como Igreja que somos, devemos permear o nosso fazer dialogando com as realidades que se apresentam, em especial, a crise climática e, mais precisamente, as enchentes que assolaram o nosso Estado”. Segundo a coordenadora da pastoral, “todo o trabalho foi realizado de forma dialógica, com rodas de conversas e dinâmicas de grupos, a fim de coletivamente construir concretamente ações em favor da vida a serem implementadas no nosso dia a dia”.
CNBB Sul 3