WEBMAIL

Pastoral da Saúde realiza Assembleia Formativa Regional

A Paróquia Nossa Senhora de Mont’Serrat, em Porto Alegre, acolheu no último fim de semana, 25 e 26 de novembro, os participantes da Assembleia Formativa Regional da Pastoral da Saúde. Recebidos com uma apresentação musical dos jovens da comunidade, os agentes da pastoral tiveram durante o encontro a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre a organização e a missão da Pastoral da Saúde.

Durante os dois dias, a Pastoral contou com o apoio de assessores e assessoras convidados para estudar e apresentar os temas propostos. O primeiro estudo debateu a Campanha da Fraternidade de 2024, com o tema Fraternidade e Amizade Social e assessoria do pe. Claudio Damè. Em seguida, Daiana Oliveira tratou sobre “Cuidados Paliativos” e a Drª. Eugenia Scheer provocou os participantes à reflexão sobre “Luto e Esperança”.

O sábado seguiu com a partilha da Ir. Elise Sehnem, que integra a coordenação da Pastoral da Saúde, sobre Teologia Terapêutica e Pastoral da Saúde, a partir de uma roda de conversa: “Mateando com a Pastoral da Saúde”. Durante este momento, os participantes relataram sobre sua caminhada e sua prática na Pastoral da Saúde e foram desafiados a relacionar sua ação no próximo ano com a Campanha da Fraternidade, a partir de uma ação pastoral cada vez mais sinodal. Para fechar o ciclo de palestras, Rita de Cassia Patron Bandera refletiu “A identidade do agente da saúde”.

Hospedados nas famílias da comunidade, os agentes da Pastoral da Saúde partilharam a vida e conviveram com a comunidade local. Revitalizados para o domingo, os participantes da assembleia trabalharam em grupo para levantar diagnósticos referente a caminhaa da Pastoral da Saúde em suas realidades e no regional. Ainda durante este dia, tiveram outros momentos formativos sobre Sinodalidade, com Madalena Bremm; Cuidado Familiar de pacientes em cuidados paliativos, com a Drª Eugenia Scheer e Beno Konrad; e o Protagonismo da Juventude na Pastoral da Saúde, com Rita Bandera.

Ainda durante a assembleia, a coordenação regional apresentou um breve relatório da ação da Pastoral da Saúde no Rio Grande do Sul e partilhou sobre a participação no Congresso Nacional da Pastoral da Saúde, em São Paulo.

CNBB Sul 3