WEBMAIL

Pastoral da Saúde realiza reunião de articulação com agentes arqui/diocesanos

A nova sede da CNBB Sul 3 acolheu no último sábado, 1º de abril, a primeira reunião ampliada da Pastoral da Saúde do Regional Sul 3 este ano. O encontro marcou a chegada de novos agentes na coordenação da Pastoral Regional e reuniu representantes da pastoral das arqui/dioceses gaúchas.

Após o momento orante, com a reflexão sobre a Campanha da Fraternidade e o pedido de Jesus Dai-lhes vós mesmo de comer, a coordenadora anterior, Ir. Elise Sehnem apresentou a realidade das arqui/dioceses do Regional em relação a articulação e presença da Pastoral da Saúde. A seguir, o Pe. Edson Thomassin, da coordenação das Pastorais Sociais no Regional participou do encontro remotamente para estimular os agentes da Pastoral à sua ação e resaltou a importância da comunicação e divulgação de suas ações nas redes sociais.

 

Durante a tarde, os participantes aprofundaram as dimensões da Pastoral da Saúde nas Dioceses que, conforme explica a coordenadora da Pastoral no Regional, Madalena Bremm, são três:

A Pastoral da Saúde, na mesma linha da Pastoral da Saúde Nacional, também se define em três dimensões: Solidária, Comunitária e Sócio-Transformadora, todas desenvolvidas simultaneamente. Dentro dessa perspectiva, a Pastoral da Saúde no Regional Sul 3 busca diversas formas para desenvolver atividades para oferecer a seus coordenadores formações que promovam saúde e uma vida mais saudável, explica a coordenadora.

Segundo Madalena, a reunião de sábado foi muito produtiva, “pois em equipe traçamos a caminhada da Pastoral da Saúde”. A coordenadora esxplica ainda que a preocupaçao da coordenação é “orientar e formar suas lideranças para que possam desenvolver melhor suas propostas nas suas comunidades” e, por isso, o grupo já planejou formações e capacitaçoes para este ano, em encontros regionais.

Ainda durante a reunião, os agentes da Pastoral da Saúde refletiram sobre o necessário avanço na construção de políticas públicas, através da participação dos Conselhos de Saúde em cada município. Também programou-se as novas capacitações de nível a curto, médio e longo prazo e, ainda, a possibilidade de participação no Encontro Nacional e Assembleia de Coordenações da Pastoral da Saúde, que acontecerá em Brasília, de 18 a 21 de maio, com o tema Fortalecer, Articular e Integrar.

CNBB Sul 3