Pastoral da Sobriedade tem nova coordenação
Na semana que passou Rinaldo Alberton esteve reunido com o secretário-executivo do Regional Sul 3 da CNBB, Padre Leandro Padilha, para fazer a entrega do documento de nomeação pela Coordenação Nacional, datado de 28 de outubro de 2017, como Coordenador Regional da Pastoral da Sobriedade. À frente da Coordenação Diocesana da Pastoral da Sobriedade de Novo Hamburgo, desde o dia 1° de setembro de 2016, Alberton passa, agora, a coordenar, também, a Pastoral da Sobriedade em nível estadual. O novo coordenador reforça que a pastoral atua na prevenção das dependências e na recuperação de pessoas dependentes do álcool e demais drogas, vícios e pecados. “O diferencial em relação a outros grupos que atuam com a mesma problemática é que o Grupo de Auto Ajuda (GAA) da Pastoral da Sobriedade não tem, somente, finalidade social, mas também, uma missão evangelizadora, pois está embasada na Doutrina Trinitária da Igreja Católica, alicerçada na Palavra de Deus e na Pedagogia de Jesus Cristo Libertador” pontua.
A identidade da Pastoral da Sobriedade é o Grupo de Auto Ajuda Paroquial que vivencia os Doze Passos da Pastoral da Sobriedade, reunindo-se, semanalmente, no dia, horário e local estabelecidos para acolher pessoas necessitadas de atendimento (dependentes e familiares). Além dessa primeira atividade pastoral, a Coordenação Diocesana organiza os Cursos de Capacitação de Agentes, como o curso organizado pela Coordenação Arquidiocesana da Pastoral da Sobriedade e realizado na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Gravataí, dias 14 e 15 de abril. O próximo Curso de Capacitação de Agentes será realizado na Diocese de Novo Hamburgo, na Paróquia Santa Teresinha, em Campo Bom, nos dia 25 e 26 de agosto próximo. Para informações de como participar dos cursos, faça contato com a Pastoral por meio dos telefones e e-mails descritos ao final desta matéria.
Para suprir a necessidade de Formadores, no Estado, a Coordenação Regional está enviando oito Agentes para o Curso de Multiplicadores que se realiza nos dias 25, 26 e 27 do corrente mês, em Curitiba, que tem como objetivo preparar Formadores para os próximos cursos de capacitação de novos agentes.
Os grupos de autoajuda
Semanalmente, são realizadas as reuniões, implantadas nas paróquias ou comunidades, nas quais se propõe um programa de vida nova que leva à conversão. A reunião do Grupo de AutoAjuda da Pastoral da Sobriedade está baseada no modelo sistêmico da psicologia, no qual a dificuldade de um dos membros da família é compartilhada por todos e, cada um, tem sua participação e responsabilidade no processo de mudança. O objetivo da reunião é tratar o problema da dependência química, abrangendo o grupo familiar, sem, no entanto, promover um confronto entre eles.
Enquanto o dependente participa, buscando a recuperação, o familiar participa para se orientar e ajudar de maneira efetiva na recuperação de seu dependente. Assim, através de uma interação dinâmica que é a partilha da experiência de vida de cada participante, que acontece nos pequenos grupos, dependente e co-dependente tomam consciência dos problemas que estão prejudicando o relacionamento familiar. A partir das reflexões dos 12 Passos (veja abaixo), aos poucos, essa conscientização deve estimular a mudança de comportamento, tornando o dependente e os familiares mais sensíveis ao sofrimento um do outro. Essa sensibilidade os fará mais acolhedores e compreensivos e os levará a demonstrar a caridade e o amor incondicional, que todo cristão tem o dever de vivenciar, principalmente com as pessoas mais próximas, que são as que fazem parte da própria família.
Assim sendo, a metodologia do Grupo de AutoAjuda da Pastoral atende as exigências permanentes da Evangelização, assim como as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil focadas na Pessoa, na Comunidade e na Sociedade.
Os 12 Passos da Sobriedade Cristã
1 – Admitir
2 – Confiar
3 – Entregar
4 – Arrepender-se
5 – Confessar
6 – Renascer
7 – Reparar
8 – Professar a Fé
9 – Orar e Vigiar
10 – Servir
11 – Celebrar
12 – Festejar
Oração do Programa de Vida Nova
Senhor, ADMITO minha dependência dos vícios e pecados, e que sozinho, não posso vencê-los. Liberta-me!
Senhor, CONFIO em Ti, ouve o meu clamor. Cura-me!
Senhor, ENTREGO minha vida, minhas dependências, em tuas mãos. Espero em Ti. Aceita-me!
Senhor, ARREPENDIDO de tudo que fiz, quero voltar para a tua graça, para a casa do Pai. Acolhe-me!
Senhor, CONFESSO meus pecados, e publicamente, peço teu perdão e o perdão dos meus irmãos. Absolve-me!
Senhor, RENASÇO no teu Espírito para a Sobriedade. O homem velho passou, eis que sou uma criatura nova. Batiza-me!
Senhor, REPARO financeira e moralmente a todos que, na minha dependência, eu prejudiquei. Ajuda-me a resgatar minha dignidade e a confiança dos meus. Restaura-me!
Senhor, PROFESSO que creio na Santíssima Trindade e peço a ajuda da Igreja, com a intercessão de todos os santos. Instrui-me na Tua Palavra!
Senhor, ORANDO e VIGIANDO para não cair em tentação, seremos perseverantes nos Teus ensinamentos. Dá-me a Tua Paz!
Senhor, SERVINDO, a exemplo de Maria, nossa mãe e de todos, queremos, gratuitamente, fazer dos excluídos os nossos preferidos, através da Pastoral da Sobriedade.
Senhor, CELEBRANDO a Eucaristia, em comunidade com os irmãos, teremos força e graça, para perseverarmos nesta caminhada. Alimenta-nos no Corpo e Sangue de Jesus!
Senhor, FESTEJANDO os 12 passos para a Sobriedade Cristã, irmanados com todos, na mesma esperança, por um século sem drogas, queremos partilhar e anunciar Jesus Cristo Redentor, pelo nosso testemunho. Amém.
“Piedade Redentora de Cristo, dai-nos a Sobriedade.”
“Sobriedade e Paz, só por hoje, graças a Deus.”
(Colaboração: Coordenação Nacional da Pastoral da Sobriedade CNBB)
—————————————————————-
Coordenação da Pastoral da Sobriedade – Regional Sul 3
Rinaldo Alberton – Coordenador
Genacéia da Silva Alberton – Vice-Coordenadora
Celular: (51) 99998-6503
E-mail: rinaldoalberton@gmail.com
Para mais informações, acesse: http://cnbbsul3.org.br/pastoraisesetores/pastoral-da-sobriedade