Pastoral de Educação de Passo Fundo prepara encontro com professores do Ensino Religioso
Na tarde do dia 10 de setembro, reuniu-se a comissão de educação da Arquidiocese de Passo Fundo, encarregada de preparar um encontro com professores de ensino religioso, a ocorrer em 2025. Alem dos membros da Comissão, a reunião contou com a presença do arcebispo de Passo Fundo, dom Rodolfo Luis Weber, do coordenador de pastoral, pe. Ari Antônio dos Reis, do prof. Humberto Herrera da Comissão de Educação e Cultura da CNBB e do Pastor Adércio Kronbauer representante do Conselho de Ensino Religioso (CONER) de Passo Fundo. A comissão analisou e deu encaminhamentos ao projeto Realidade do Ensino Religioso nas Escolas: Escuta e Diálogos, fruto de discussões que vêm sendo protagonizadas pela Pastoral da Educação.
Compreende-se que a missão dos professores do Ensino Religioso (ERE) ganha relevância no contexto da crise que vivenciamos, tendo em vista a perspectiva de uma educação humanizadora que prima pela formação integral e solidária, conforme a Doutrina Social da Igreja. No caderno de estudos da CNBB Ensino Religioso no Brasil – novos desafios e novas perspectivas, enfatiza-se que precisamos refletir sobre ele, apontar caminhos para seu fortalecimento onde ele está sendo ministrado, e implementá-lo aonde ainda não faz parte do processo educacional. Desde 2010, o Conselho Nacional de Educação definiu o Ensino Religioso como Área de Conhecimento específico, mas a forma de sua abordagem nas escolas, ainda precisa ser melhor definida, considerando-se a diversidade religiosa do nosso país, bem como as diferentes práticas pedagógicas em curso.
Na realidade da Arquidiocese de Passo Fundo, esta ainda é uma urgência e um desafio. Mesmo que historicamente sempre houvesse uma contribuição muito efetiva da pastoral da educação nesta área de conhecimentos, o fato é que nos últimos anos aconteceu um distanciamento e consequente desarticulação em relação aos professores que atuam, especialmente, nas escolas públicas. Preocupados com isso, a pastoral da educação diocesana tem refletido sobre a necessidade de uma retomada de diálogo e contribuição da pastoral neste campo específico.
A iniciativa tem o propósito de realizar um primeiro passo de aproximação com os professores que atuam nesta área, buscando promover uma escuta sobre a realidade da docência do Ensino Religioso no contexto das escolas no território da arquidiocese. A Pastoral da Educação busca, através do encontro, colher indicativos para ações propositivas que possam contribuir no fortalecimento dos professores e da escola, bem como delinear a melhor maneira da Pastoral da Educação contribuir em sua missão educativa. A pastoral tem a perspectiva de realizar o encontro logo após a Páscoa, no dia 23 de abril de 2025, na Casa de Retiros, em Passo Fundo.
Diácono Silvio Antonio Bedin | Arquidiocese de Passo Fundo