WEBMAIL

PUCRS acolhe VI Simpósio Internacional Edith Stein

Entre 22 e 24 de novembro de 2023, acontecerá na PUCRS, o VI Simpósio Internacional em Edith Stein, organizado pela comunidade científica brasileira em parceria com o Programa de Pós-graduação em Teologia.
Edith Stein é o nome civil de Santa Teresa Benedita da Cruz. Neste ano, iniciou-se o processo de doutoramento eclesial de Edith Stein. Pensadora multidisciplinar que alia a fé e a razão, seus estudos vêm se destacado em diferentes universidades do Brasil e do mundo.

Faça sua inscrição e saiba mais informações, clicando aqui.

O Simpósio

O Simpósio Internacional Edith Stein é um evento consolidado na comunidade brasileira de pesquisadores em Edith Stein. Realizado bienalmente desde 2011, já contou, em mais de uma década, com mais de mil participantes ao longo das cinco edições. Após um intervalo em razão da pandemia, é com imensa alegria que pela primeira vez o Simpósio Internacional Edith Stein terá como sede a região Sul do Brasil.

A cidade de Porto Alegre acolherá o encontro em 2023, através da parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, por meio do Programa de Pós-graduação em Teologia da Escola de Humanidades.

O VI Simpósio Internacional Edith Stein abordará o tema “Pessoa, comunidade, sociedade e Estado: dimensão relacional na fenomenologia de Edith Stein”. Visa, desse modo, aprofundar o debate sobre a atualidade do pensamento steiniano, estabelecendo interlocuções entre as diversas universidades e instituições brasileiras e estrangeiras que se ocupam de pesquisas na obra da pensadora.

O caráter interdisciplinar do evento vai ao encontro da multiplicidade de temas e da multiculturalidade encontradas na trajetória de Edith Stein. Para tal, abordagens antropológicas, filosóficas e teológicas se relacionam com perspectivas do Direito, da Educação, da Psicologia, da Sociologia e de outras áreas das Ciências Humanas. As atividades serão desenvolvidas por meio de conferências, mesas-redondas e minicursos ministrados por reconhecidos especialistas na obra da autora, em nível nacional e internacional.

Além disso, haverá espaço para submissões de comunicações orais e mesas-redondas propostas pelos inscritos e validadas pelo Comitê Científico do VI Simpósio Internacional Edith Stein. Dentre as novidades da edição, estão previstos os lançamentos do livro A mulher: indagações e reflexões, de Edith Stein, traduzido para a língua portuguesa e editado pela Editora Paulus, e de publicações de pesquisadores de sua obra.