WEBMAIL

PUCRS promove Congresso Teológico Internacional de Pastoral Urbana,

O encontro, realizado em parceria com a CNBB, contará com a participação do cardeal José Tolentino de Mendonça

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove, de 4 a 6 de março de 2024, o Congresso Teológico Internacional de Pastoral Urbana, que terá como um dos conferencistas o cardeal José Tolentino de Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, do Vaticano.

O Congresso irá oportunizar um espaço de reflexão interdisciplinar em torno da realidade urbana contemporânea em vista de qualificar a reflexão teológica e a ação pastoral da Igreja na atualidade. Além disso, busca estudar elementos relevantes da cultura urbana para a evangelização; aprofundar referenciais teóricos, nacionais e internacionais sobre o tema; socializar práticas e experiências inovadoras de pastoral urbana e propor caminhos para a ação pastoral nos meios urbanos.

São convidados a participar bispos, presbíteros, diáconos, consagrados(as), seminaristas, agentes de pastoral, estudantes, professores de cursos de graduação e pós-graduação e o público em geral. As inscrições estão abertas e podem ser feitas em: https://www.pucrs.br/eventos/inst/pastoralurbana2024/. Será fornecido certificado a todos os que tiverem, no mínimo, 75% de frequência.

Padre Tiago de Fraga Gomes, coordenador do programa de pós-graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e assessor da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB, fez um convite à participação no Congresso:

O arcebispo de Santa Maria (RS) e presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, dom Leomar Antônio Brustolin, também fala sobre a iniciativa. Ele será um dos conferencistas no Congresso e vai abordar a temática “Perspectivas para a Iniciação à Vida Cristã no contexto urbano”:

Confira mais informações como a programação, as modalidades de participação e faça sua inscrição na página do evento no site da PUCRS.