WEBMAIL

Regional Sul 3 participa de Seminário preparatório para o 5º CMN

O Seminário, realizado em Brasília, reuniu missionários e missionárias de todo o Brasil, entre eles cinco do Regional Sul 3.

Ide! Da Igreja local aos confins do mundo. O tema animou os 65 participantes do Seminário em preparação ao 5º Congresso Missionário Nacional , realizado na sede das Pontifícias Obras Missionárias, em Brasília, desde domingo (26) até quarta-feira, 29 de março.

O encontro reuniu missionários e missionárias dos 19 Regionais da CNBB e teve como principal objetivo iniciar o processo de preparação e reflexão da temática proposta para o congresso. O aprofundamento do tema do 5CMN é passo fundamental para a articulação e motivação do congresso, conforme explica a Ir. Regina da Costa Pedro, diretora das Pontifícias Obras Missionárias: “Ser missão é sermos também místicos em ação, contudo isso não dispensa a necessidade de reflexão sobre a missão. E por isso estamos nesse Seminário”, destaca.

Para garantir a reflexão da temática proposta, o Seminário proporcionou aos participantes quatro conferências, abordando a responsabilidade da Igreja local pela missão além-fronteiras, a espiritualidade missionária, a missão aos confins do mundo e os sujeitos e instrumentos da animação missionária. O encontro ainda propôs aos uma avaliação do Programa Missionário Nacional 2019-2023, a partir de suas quatro prioridades: animação, formação missionária, missão ad gentes e compromisso profético-social.

Do Regional Sul 3 participaram  dom Adilson Pedro Busin, Cs, Referencial da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB Sul 3; a leiga Victória Holzbach, coordenadora do COMIRE Sul 3; a Ir. Célia da Costa Santos, coordenadora da IAM Regional; o Pe. Tiago Camargo, da Arquidiocese de Porto Alegre, em missão na Diocese de Xingu-Altamira e membro do Grupo de Trabalho da Missão Ad Gentes; e o coordenador do COMIDI de Santo Ângelo, Claudiomiro Damacena.

O Seminário foi promovido pelo Centro Cultural Missionário (CCM), a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB e as Pontifícias Obras Missionárias (POM).

O 5º Congresso Missionário Nacional

Iluminado pelo tema Corações ardentes, pés a caminho, o 5º Congresso Missionário Nacional será realizado na Arquidiocese de Manaus, de 10 a 15 de novembro de 2023. As vagas estão distribuídas pelos 19 Regionais e Organismos Missionários em todo o Brasil e devem somar mais de 800 participantes, entre eles 40 do Rio Grande do Sul.

Este Congresso Nacional é parte da preparação para o 6º Congresso Americano Missionário e tem como objetivo impulsionar a missão ad gentes nas Igrejas locais, trilhando um caminho de escuta do Espírito Santo a fim de uma verdadeira conversão missionária de nossas comunidades eclesiais até os confins do mundo.

Saiba mais em http://www.pom.org.br/5cmn/.