Representantes da Pastoral da Comunicação do Regional Sul 3 da CNBB participam do Muticom 2025, em Manaus, de 25 a 28 de setembro
Evento nacional reúne comunicadores católicos para refletir sobre comunicação, fé e ecologia integral, com a presença de representantes do Rio Grande do Sul.
Uma delegação representando o Regional Sul 3 da CNBB participará do 14º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), que acontece de 25 a 28 de setembro em Manaus/AM, com o tema “Comunicação e Ecologia Integral: transformação e sustentabilidade justa”. O encontro, promovido pela Pascom Brasil, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com a SIGNIS Brasil e a Arquidiocese de Manaus, é considerado o maior espaço de reflexão, formação e partilha da comunicação católica no Brasil, reunindo jornalistas, pesquisadores, agentes pastorais e profissionais da área.
O bispo referencial da Pastoral da Comunicação (Pascom) no Regional Sul 3 e bispo auxiliar de Porto Alegre, dom Juarez Albino Destro, recordou sua primeira participação no Muticom, no ano 2000, em São Paulo, e ressaltou a importância do evento para a vida da Igreja.
“O Muticom foi ganhando grande relevância ao longo da história, sempre relacionando comunicação e vida. Agora, na 14ª edição, voltamos à Região Norte, em Manaus, para refletir sobre a ecologia integral. A expectativa é grande, pois estaremos mergulhados numa realidade que nos fará compreender melhor o tema e, sobretudo, espero que sensibilize os comunicadores a serem semeadores de boas práticas de vida, em todas as suas dimensões”, afirmou o bispo.
Desde a sua criação, o Muticom já percorreu todas as regiões do país, consolidando-se como referência para a comunicação eclesial e social. Seis edições foram realizadas no Sudeste, três no Nordeste, duas no Sul, duas no Norte e uma no Centro-Oeste. Em 2007, por exemplo, o encontro de Belém trouxe o tema “Comunicação e Amazônia: fé e cultura da paz”, também relacionado à questão ecológica. Agora, em Manaus, o evento retoma essa reflexão com novo vigor, reafirmando a comunicação como caminho de transformação e sustentabilidade justa.
Representam o Regional, além do bispo dom Juarez, a coordenadora regional da Pascom e assessora de comunicação da Diocese de Osório, Melissa Maciel; o secretário regional da Pascom e agente no Vicariato de Gravataí (Arquidiocese de Porto Alegre), Leonardo Cardoso Mayer; o membro da coordenação regional da Pascom e coordenador diocesano da Pascom da Arquidiocese de Santa Maria, Roberto Carvalho Feitosa Júnior; o coordenador da Pascom da Arquidiocese de Porto Alegre, designer Nelson Silveira Pereira; o padre referencial da Pascom da Arquidiocese de Porto Alegre e pároco da Paróquia Menino Jesus de Praga do Vicariato Sul, Pe. Adilson Corrêa da Fonseca; a assessora da Comissão Missionária e Cooperação Intereclesial no Regional Sul 3, Victória Holzbach, representando a comunicação nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), como uma das conferencistas no Muticom 2025 (Rio Javari: Comunicação Popular e Comunitária na defesa dos Territórios); e as agentes da Pascom da Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio (Diocese de Osório, Maria Eduarda Quadros Gross e Jussinara de Souza Lima.
Conheça a iniciativa em: www.muticom.com.br e acompanhe tudo que avi rolar no evento pelo @mutiraodecomunicacao/
Por: Melissa Maciel – PASCOM RS