WEBMAIL

Representantes do RS participam da Assembleia Nacional da Pastoral do Menor

A Pastoral do Menor (Pamen) do Brasil realizou nesta semana uma assembleia histórica. A 11ª Assembleia Nacional foi a primeira com a participação efetiva de adolescentes delegados e representantes das famílias de beneficiados de todo o país e contou com cinco participantes do Regional Sul 3.

Entre os dias 07 e 10 de novembro, em Belo Horizonte, a assembleia se reuniu para definir prioridades para as atividades pastorais do próximo triênio (2024-2026) e também eleger as coordenações regionais, de região e nacional, além de promover um encontro nacional de comunhão, reflexão e fé na missão que é estar a serviço das crianças e adolescentes do Brasil. Nesta edição da Assembleia também foi deliberada a participação dos adolescentes como delegados, ou seja, com direito a voz e a voto, nas decisões da gestão da Pamen, como também, a participação de representantes das famílias de crianças e adolescentes atendidos pelas ações pelo país.

O evento reuniu cerca de 100 pessoas representantes da Pamen, entre eles: agentes, coordenadores(as), representantes de famílias, adolescentes, articuladores e agentes/educadores do Projeto Escola de Cidadania Dom Luciano Mendes de Almeida (EDC), como também membros do Conselho e Coordenação Nacional da Pastoral e o Bispo Referencial, dom Luiz Fechio.

Nesta edição também foi vivenciado um encontro intergeracional inédito entre agentes, adolescentes e representantes de famílias com atividades coletivas, mas também específicas, com o objetivo de formar para a cidadania e o protagonismo as crianças, adolescentes e famílias atendidos pela Pastoral do Menor.

Coordenação Regional

A assembleia marcou também a eleição da nova coordenação da Pastoral do Menor em cada Regional. Para o Sul 3, foram eleitos Lino Morsch, para coordenador e Eloi Gallon para vice-coordenador. Já para a Região Sul, que compreende Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, foram eleitos Eloi Gallon – coordenador (RS) e pe. Walter José Fiorentin (SC).