WEBMAIL

Santa Maria promove curso de IVC com a FAPAS

A Arquidiocese de Santa Maria, através do Instituto Arquidiocesano de Pastoral Catequética (IAPC), em parceria com a Faculdade Palotina (FAPAS) promove mais uma edição de seu Curso de Formação. A atividade tem por objetivo formar os cristãos leigos, para que estes sejam capazes de exercerem suas atividades pastorais com qualidade, no campo da formação cristã. Neste ano o foco está direcionado para a Iniciação à Vida Cristã, especialmente, nossos catequistas.

Os encontros acontecerão na Basílica da Medianeira, no segundo sábado de cada mês, das 8 às 15 horas, com o valor mensal de R$ 25,00. As inscrições já podem ser feitas através do site da Arquidiocese e o pagamento deverá ser feito no local, para a secretária pastoral Elaine Buchmann Godinho. Serão apenas 60 vagas e o período de inscrição encerra no dia 4 de abril.

Veja a programação:

9 de abril – Fundamentos e História da Catequese – Conceitos e etimologia da catequese. A catequese dos primeiros cristãos. Estudo da Didaqué.

14 de maio – Catequese e Sacramentos. Elementos da teologia sacramental. A iniciação cristã: batismo, crisma e eucaristia.

11 de junho – Novos Paradigmas da Iniciação Cristã – RICA – Ritual de Iniciação Cristã de Adultos. Catequese mistagógica e litúrgica no RICA. Inspiração catecumenal de toda catequese.

09 de julho – História da Salvação: Antigo Testamento. História de Israel. Criação do mundo e do ser humano. A libertação do Egito e Aliança do Sinai. Profetismo.

13 de agosto – História da Salvação: Jesus Cristo. O Seguimento de Jesus. O mistério Pascal de Jesus. Vida em Cristo.

10 de setembro – Catecismo da Igreja Católica. Símbolo apostólico: conteúdo da catequese. A profissão da fé. A celebração do mistério cristão. A oração cristã.

08 de outubro – A pedagogia da Fé. Metodologia e Didática na Catequese. Catequese com Adultos e Catequese Inclusiva.

12 de novembro – Psicologia da Catequese – Psicologia das idades e etapas da fé. As novas linguagens.

10 de dezembro – Liturgia e Catequese – Ritos e Celebrações. Simbologia. Mistério

Para fazer sua inscrição agora clique aqui!

Com informações da Arquidiocese de Santa Maria