WEBMAIL

SAV Regional realiza encontro online e organiza Mês Vocacional

No dia 07 de junho aconteceu de forma online o encontro do Serviço de Animação Vocacional do Regional Sul 3. O encontro contou com a presença dos coordenadores diocesanos e representantes das Dioceses, juntamente com os representantes do Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Conferencia dos Religiosos do Brasil/RS (CRB), que atua em parceria com o SAV/CNBB do regional.

A equipe ampliada do Serviço de Animação Vocacional da CNBB Sul 3 teve como assuntos a socialização dos encaminhamentos do encontro do SAV/PV nacional que realizou-se no mês de março de 2022 e articular o mês vocacional que neste ano celebra seu 39º aniversário. O Mês Vocacional terá como tema Cristo vive e somos suas testemunhas e lema: Eu vi o Senhor (Jo 20,19). Outro assunto da pauta foi o terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil, que terá sua abertura oficial no dia 20 de novembro de 2022 e o encerramento no dia 26 de novembro de 2023. Essa iniciativa comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações em todo Brasil.

A proposta do Ano Vocacional foi apresentada pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB na 58ª Assembleia dos Bispos do Brasil no dia 15 de abril 2021 e por unanimidade foi aprovada a realização do terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil em 2023. Inspirado no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” o tema do Ano Vocacional 2023 será: “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).  Será um tempo oportuno para a Igreja no Brasil ter a consciência de que “toda a pastoral é vocacional, toda a formação é vocacional, toda a espiritualidade é vocacional” (Papa Francisco).

Ao final do encontro, foi apresentada ao grupo a nova integrante da equipe de coordenação do SAV CNBB, responsável pela comunicação e mídia, Ir Sheila Araújo, Religiosa da Congregação das Irmãs Filhas de São Paulo, que juntamente com sua equipe coordena o serviço de Animação Vocacional do SAV CRB e vem desempenhando uma parceria com a CNBB de longa data, com o objetivo de unir propósitos e somar forças.