Sínodo Amazônico
Está sendo preparado o Sínodo para a Amazônia que será realizado em outubro de 2019 em Roma – Itália. O Sínodo foi convocado pelo Papa Francisco e traz como tema: “Amazônia: Novos caminhos para a Igreja e para uma Economia Integral”.
O Papa Francisco insiste numa Igreja sinodal onde acontece o diálogo e a escuta mútua dos Bispos com os representantes do Povo de Deus. “O processo sinodal tem sido um Kairós para toda a Igreja e uma oportunidade para conhecer mais o bioma da Amazônia e seus povos”, afirmou o cardeal Lorenzo Baldisseri na segunda reunião em preparação (nov. 2018). O Sínodo Amazônico abrange os povos que compõem a região amazônica e que têm a floresta amazônica em seu território: Colômbia, Peru, Venezuela, Equador, Bolívia, as Guianas, o Suriname e o Brasil.
Segundo declaração de Dom Divasson da Venezuela, o Sínodo é uma grande esperança: “A realidade amazônica é tão forte, os perigos são tão grandes, que o Sínodo se converte em uma esperança para que se possa ouvir o grito das pessoas, suas necessidades, aspirações e direitos, e colocar a Igreja a serviço de toda a região, de todas as pessoas, de todas as culturas de maneira que a Palavra de Deus possa levar essas culturas a trocarem suas experiências” (Boletim Salesiano, jan. 2019 pg. 9).
Várias Congregações Religiosas atuam há muitos anos na região amazônica dando assistência religiosa, educação e promovendo o desenvolvimento integral dos diversos povos e culturas desde as nativas indígenas quanto aos migrantes de outras regiões do Brasil. Desde muito tempo existem conflitos entre as populações nativas e grandes empresas com interesses econômicos pelas riquezas naturais do lugar, tanto de minérios, quanto de madeira e biodiversidade. A devastação florestal é incontrolável. A Igreja Católica sempre marcou presença, mas está sendo estimulada a qualificar sua atenção e missionariedade sobre toda a região com novas congregações, catequistas, agentes pastorais, e membros das comunidades indígenas. A situação sociopolítica, cultural e religiosa da Amazônia está no coração do Papa Francisco e é um grande desafio para todo o Brasil. Por isso acompanhamos com interesse, estudos, sugestões e orações a preparação e realização deste Sínodo para a Amazônia.
Que Maria, a Rainha da Amazônia, e os Santos missionários que deram suas vidas pela evangelização de toda a Amazônia, intercedam por este Sínodo e pelo rosto amazônico dos seus filhos em suas comunidades, seus valores, fé e ricas tradições!
+ Hélio Adelar Rubert – Arcebispo de Santa Maria.