Vai uma cuia? Chimarrão é presença confirmada na 59ª Assembleia Geral da CNBB
A 59ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida, conta com a participação de cerca de 300 arce/bispos de todo o Brasil. Entre o grupo gaúcho, há uma presença que não pode faltar: o chimarrão.
A manhã inicia cedo, com café da manhã, transporte do hotel para o Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida e, às 8h, a assembleia inicia com a Oração das Laudes. Já no Centro de Eventos, não é difícil encontrar o grupo de gaúchos, basta localizar as cuias cevando um mate novo para iniciar o dia.
Na fila onde está concentrado o Regional Sul 3, o chimarrão passa de mão em mão durante todo o dia, partilhado na simplicidade e na amizade. O arcebispo de Pelotas, dom Jacinto Bergmann, percebe que o chimarrão é uma grande companhia, para todos os dias:
Para nós gaúchos é como se fosse um companheiro de vida. Nós vivemos tomando chimarrão e o chimarrão vai com a gente. Portanto é algo que é vital. Sem chimarrão parece que não estamos andando bem. O chimarrão faz bem!, destaca o arcebispo.
Dom Darley Kummer, bispo auxiliar de Porto Alegre, é um dos bispos gaúchos que reservou um espaço na mala para todos os apetrechos necessários para o mate: garrafa térmica, erva, cuia e bomba. Dom Darley acredita que a partilha do chimarrão combina com o espírito desta assembleia: a alegria do encontro.
Quando eu estava em casa pensei ‘Desta vez vou levar o chimarrão’. O chimarrão para nós, do Sul, tem essa característica da amizade. De mão em mão a gente passa o chimarrão e vai acalentando o coração na conversa. Nas reuniões, nos momentos de confraternização ou com a família. Aqui na assembleia ele simboliza a sinodalidade, o desejo de comunhão, de estar juntos. Quem gosta logo se aproxima pedindo uma cuia e isso me faz lembrar muito da pastoral: sempre é acolhida, aproximação, aconchego, aponta dom Darley.
Os arce/bispos do Rio Grande do Sul seguem participando em fraternidade e comunhão da assembleia que se estende até a próxima sexta-feira, 02 de setembro, em Aparecida – SP. Para saber mais notícias da AGCNBB acesse o portal.
CNBB Sul 3