Vocação, chamados a servir!
Toda vocação nasce do batismo e, portanto, em igual dignidade na diversidade de dons e carismas. As vocações especificas “família, ministérios ordenados e consagração religiosa” é uma forma de viver o batismo. Toda vocação é para a missão. Portanto, todo o que vive o chamado deve inquietar-se diante da realidade que as pessoas vivem.
Todas as vocações são “chamados” especiais ao povo de Deus para a santidade. Como povo de Deus, o vocacionado que pertence ao mesmo deve corresponder ao apelo dos Evangelhos e viver no dia a dia seu compromisso cristão. O vocacionado como membro da comunidade na qual pertence tem a missão de dar testemunho vivendo a experiência do amor ao Pai e aos irmãos. O vocacionado, pelo batismo, consagra-se à Santidade, à luz do Espírito de Cristo que há nele. Todos somos justificados pela graça de Deus recebida no batismo. Manifesta essa graça, os casados, na vivencia da fraternidade; os consagrados, no seguimento de Jesus Cristo; os sacerdotes, na vivência da caridade pastoral.
Toda vocação deve ser seguimento de Cristo. Ele que é “Caminho, Verdade e Vida”. Toda pessoa que é chamada à missão deve aprofundar sua fé em Jesus Cristo que se encarnou na história, que procurou libertar as pessoas, denunciou as injustiças, e anunciou a Vida Nova. Jesus Cristo que chamou os discípulos e que serviu a todos. Viveu unido ao Pai e tudo o que fazia estava de acordo com o Seu plano. A razão da fé do vocacionado é o Cristo Ressuscitado, obediente ao plano do Pai.
Por Rudinei Zorzo – Coordenador do Serviço de Evangelização da Juventude do Regional Sul 3