WEBMAIL

Conselho Missionário Regional promove primeira reunião de 2024

 

O COMIRE – Conselho Missionário Regional – realizou na última quinta-feira, 14 de março, sua primeira reunião em 2024. O momento reuniu representantes das arqui/dioceses gaúchas na sede da CNBB Sul 3 e teve como principal objetivo discutir a animação missionária no Rio Grande do Sul.

A reunião contou com a participação e assessoria de dom Jaime Pedro Kohl, bispo referencial da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial no Regional Sul 3. Dom Jaime refletiu a Amizade Social na perspectiva da missão e pontuou que não é possível separar a proposta da CF 2024 de nossa ação missionária – tanto em nosso chão quanto na missão ad gentes, destacou.

Ao falarmos de uma igreja toda missionária, precisamos entender que nossas Dioceses devem sentir-se missionárias e responsáveis pela missão interna e também externa: As Gentes; as paróquias sentirem-se chamadas a cooperar com outras paróquias; as comunidades ou grupos com outras comunidades e grupos. Não é isso que o papa entende quando insiste que precisamos ser uma Igreja em saída? Não só uma saída territorial, mas também para as periferias existenciais.

Missão em Moçambique

Durante o dia, os participantes também conversaram sobre a missão ad gentes em Moçambique, a atual composição da equipe missionária, a parceria com o Regional Sul 4, as perspectivas de novos envios e visitas e a celebração dos 30 anos de missão na Arquidiocese de Nampula.

Ainda neste contexto, a coordenação do COMIRE apresentou ao grupo a campanha que motivará a Coleta de Pentecostes no Regional. O material digital será lançado pelo Conselho já na próxima semana, com artes em diversos tamanhos, spots para rádios e vídeos. Já o material impresso – cartazes e envelopes – chegará nas arqui/dioceses na primeira semana de abril, conforme pedidos prévios.

Animação Missionária no Regional

Além das partilhas das ações e calendários das Pontifícias Obras (Infância e Adolescência Missionária, Juventude Missionária e Conselho Missionário de Seminaristas), a reunião também contemplou o planejamento e organização da Formação Missionária Estadual, que acontecerá de 06 a 08 de setembro, na Paróquia do Imaculado Coração de Maria, em Esteio.

Para este ano, o COMIRE também está comprometido em visitar as arqui/dioceses do Regional, intensificando a formação e o fortalecimento dos Conselhos Missionários Diocesanos (COMIDIs) e a animação missionária em todo o estado, primeiramente em vista da missão permanente de cada cristão batizado em sua comunidade e paróquia, mas também em vista da missão ad gentes em Moçambique.

 

CNBB Sul 3