Dom Juarez Destro e dom Odair dos Santos participam do curso para novos bispos em Roma
De 15 a 21 de setembro, ocorreu em Roma o “Curso anual de formação para os novos bispos”, promovido pelo Dicastério para os Bispos. Do mundo todo, o encontro reuniu mais de 260 bispos, entre nomeados pelo Papa Francisco no último ano e outros nomeados anteriormente que não puderam participar da última edição. Do Brasil, eram 22, entre eles dom Juarez Albino Destro e dom Odair Miguel Gonsalves dos Santos, ambos auxiliares de Porto Alegre.
O curso teve como tema “Pastores enraizados em Cristo – A serviço de uma Igreja chamada a habitar o presente e custodiar a semente do futuro”. A cada dia de formação, foram oferecidas conferências com membros da Cúria Romana sobre diferentes perspectivas da atuação dos pastores em suas dioceses e na comunhão com a Igreja Universal.
Programação e encontro com o Papa
Os dois representantes do Regional Sul 3 participaram do curso que foi realizado em lugares distintos, separando os participantes em dois grupos: Os bispos pertencentes ao Dicastério para a evangelização, seção para a primeira evangelização e as novas igrejas particulares, reuniram-se no Colégio São Pedro, enquanto os bispos pertencentes aos outros dois Dicastérios (Igrejas Orientais e Bispos), ficaram no Colégio São Paulo. Houve dois dias, na terça e na quarta-feira, 17 e 18 de setembro, em que os dois grupos estiveram juntos, na Pontifícia Universidade Urbaniana.
A dinâmica do encontro também contou com momentos de diálogo fraterno e círculos menores por grupo linguístico, além de encontros e visitas institucionais. Na quinta-feira, dia 19, dentro da programação, houve o encontro e a saudação do Papa Francisco, no Vaticano.
O Referencial para a Comunicação no Regional Sul 3, dom Juarez Destro, aponta a importância do encontro que reuniu epíscopos de todo o mundo em uma mesma ocasião:
Estamos com bispos do mundo inteiro e isso nos enriquece. Ouvir tantas línguas, realidades, preocupações. Issos nos ajuda a levar mais ânimo nas bases na nossa pastoral, destacou dom Juarez.
Sobre o tema do encontro, dom Juarez destaca que “revela a importância de nos reunirmos para conhecer melhor nossa missão”. Segundo ele, foram dias de diversas abordagens, debates, partilhas, convivência, espiritualidade, que ajudaram a perceber a riqueza e a importância deste ministério na Igreja.