Encontro promovido pela Diocese de Caxias do Sul reúne candidatos a prefeito de Caxias

Realizado no Salão Paroquial Santa Catarina, o evento foi organizado pela Coordenação de Pastoral e contou com a presença do bispo Dom José Gislon; cada candidato pôde expor, em oito rodadas, seus projetos para o futuro de Caxias

A Diocese de Caxias do Sul reuniu mais de 200 pessoas na noite da segunda-feira, 23 de setembro, para escutar as propostas dos candidatos à prefeitura da cidade-sede da Diocese. A atividade aconteceu no Salão Paroquial Santa Catarina.

Em um encontro preparado pela Coordenação de Pastoral, com a presença do bispo, dom José Gislon, Adiló Didomenico (PSDB), Denise Pessôa (PT), Felipe Gremelmaier (MDB) e Maurício Scalco (PL) puderam expor seus projetos para o futuro dos caxienses. Em oito rodadas, cada candidato teve o tempo de dois minutos para abordar os temas: políticas de assistência social diante da desigualdade, educação, saúde, migração, meio ambiente, transporte público e mobilidade, além de moradia e habitação.

No início, dom José Gislon convidou cada um dos candidatos a prefeito e a vice-prefeito para comporem a mesa. Em um minuto, os postulantes ao Executivo puderam apresentar a chapa. Logo depois, já sentados à mesa, eles ouviram a saudação do bispo. “Agradeço, em nome da nossa Diocese, a disponibilidade de vocês estarem aqui conosco nesta noite, porque nós somos os cidadãos dessa cidade e quem for eleito vai exercer o mandato para o bem comum da nossa sociedade. Nenhum governante responde a todas as necessidades, mas o espírito de estar à serviço já é algo que merece nosso respeito”, salientou.

Logo depois, conforme sorteio definido com as assessorias de cada candidato, eles foram perguntados a partir dos temas previamente organizados, pautados pelos princípios da Doutrina Social da Igreja. Antes de cada bloco de respostas, puderam acompanhar algumas citações e pronunciamentos do Papa Francisco acerca das temáticas e, a seguir, era feito o mesmo questionamento para todos.

O evento previa transmissão ao vivo pelo YouTube da diocese, mas por instabilidade na conexão, não foi possível fazê-la. Assim, a equipe de comunicação da diocese gravou a maior parte do encontro e disponibilizou o arquivo no canal do YouTube sob o link: https://youtu.be/yjYzIt68vlM. Não foram registradas as apresentações das chapas no início, desta forma, a gravação inicia com as palavras de acolhida de dom José Gislon.

A oitava rodada tratou das considerações finais. Cada um dos candidatos agradeceu pela oportunidade do encontro realizado pela Diocese e pediu a confiança dos caxienses em seus projetos. Dom José Gislon concluiu o encontro com a bênção sobre a comunidade e entregou aos postulantes ao Executivo o compêndio da Doutrina Social da Igreja e algumas crianças os presentearam com a carta encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, sobre o cuidado com a Casa Comum.

 

Com informações da Diocese de Caxias do Sul