WEBMAIL

Gaúchos são eleitos Presidentes das Comissões para a Animação Missionária e Bíblico-Catequética

Dom Maurício da Silva Jardim, bispo de Rondonópolis-Guiratinga (MT) e dom Leomar Brustolin, arcebispo de Santa Maria, foram eleitos esta manhã para Presidentes das Comissões para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial; e para a Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética.

Durante a manhã desta terça-feira na Assembleia Geral da CNBB, o episcopado brasileiro elegeu os presidentes das duas primeiras comissões que têm suas eleições nesta semana. Dom Leomar Brustolin, arcebispo de Santa Maria foi eleito presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética. Já Dom Maurício Jardim, do clero de Porto Alegre e Bispo de Rondonópolis-Guiratinga (MT) foi eleito para presidir a Comissão Episcopal para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da CNBB.

Dom Leomar Brustolin

Dom Leomar foi o segundo eleito esta manhã. O Arcebispo de Santa Maria atuava como membro da Comissão para a Doutrina da Fé desde 2019. Ele também coordena a comissão que está responsável pelo processo, em curso, de atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).

Em sua primeira manifestação ao episcopado brasileiro, dom Leomar Brustolin justificou as razões de aceitar o desafio de conduzir a Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética: “Porque todos nós cremos que a transmissão da fé para as novas gerações é um dos maiores desafios para a nossa missão e também por dar continuação à animação bíblica, eu aceito!”.

Leomar Antônio Brustolin nasceu no dia 15 de agosto de 1967, no município de Caxias do Sul, a 128 km da capital Porto Alegre. Atuou na Diocese de Caxias do Sul até ser nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre – a ordenação episcopal ocorreu em 25 de março de 2015, na sua cidade de origem, sob a presidência de Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre.

Em 02 de junho de 2021 o Papa Francisco o nomeou para a Arquidiocese de Santa Maria, tomando posse canônica no dia 15 de agosto, no Santuário Basílica da Medianeira, tornando-se o 2º Arcebispo Metropolitano de Santa Maria. Leia mais sobre dom Leomar na Biografia de nosso site.

Dom Maurício Jardim

A primeira eleição das Comissões Episcopais nesta terça-feira elegeu dom Maurício. Perguntado pelo presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, se aceita a função a ele confiada, conforme o estatuto, dom Maurício respondeu:

“Na Evangelii Gaudium, o Papa Francisco diz que a missão é uma paixão por Jesus Cristo e pelo povo. Por causa dessa paixão, eu aceito!”

Dom Maurício nasceu em 9 de fevereiro de 1969, em Sapucaia do Sul. Ingressou no seminário São José de Gravataí (RS) na etapa do propedêutico em 1991 aos 21 anos. Foi ordenado presbítero em 11 de dezembro de 1999 na paróquia Nossa Senhora de Fátima de Sapucaia do Sul (RS) na arquidiocese de Porto Alegre (RS). De 2002 a 2007, foi assessor da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Porto Alegre. Pelo projeto “Igrejas Solidárias” do Regional Sul 3 da CNBB, fez uma experiência como missionária em Moçambique, na África. 

Em março de 2016, foi nomeado pelo prefeito da Congregação da Evangelização dos Povos, o cardeal Fernando Filoni, como diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) com mandato de 2016 a 2021. Foi reconduzido para o serviço de diretor nacional das POM em março de 2021, com mandato até 2026, pelo cardeal Antônio Tagle, prefeito da Congregação da Evangelização dos Povos. Em novembro de 2021, foi eleito coordenador continental das POM. 

Em 8 de junho de 2022, foi nomeado pelo Papa Francisco bispo da diocese de Rondonópolis-Guiratinga (MT). Sua posse canônica ocorreu no dia 23 de outubro de 2022, na Catedral Santa Cruz, pelas mãos do núncio Apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro. 

CNBB Sul 3