WEBMAIL

Papa Francisco nomeia Dom Paulo de Conto como Administrador Apostólico de Cascavel

 

O Papa Francisco acolheu, na última segunda-feira, 12 de fevereiro, o pedido de renúncia apresentado por dom Adelar Baruffi, por motivos de saúde, ao governo pastoral da Arquidiocese de Cascavel (PR). No mesmo ato, o Santo Padre nomeou como administrador apostólico de Cascavel, dom Paulo De Conto, bispo emérito de Montenegro.

O Administrador Apostólico é um bispo designado pelo papa para governar uma arqui/diocese no período de sede vacante, ou seja, o tempo em que uma arqui/diocese fica sem um arce/bispo titular. Dom Paulo Antônio de Conto continuará a governar a Arquidiocese de Cascavel até a designação de um novo arcebispo.

Dom Aparecido Donizeti de Souza, bispo auxiliar da Arquidiocese de Cascavel, segue em sua função de auxiliar, agora, de dom Paulo. Dom Adelar Baruffi, agora bispo emérito da Arquidiocese de Cascavel, seguirá residindo na casa episcopal.

Dom Paulo Antônio de Conto

O novo Administrador Apostólico chega em Cascavel na segunda quinzena deste mês, e no dia 22 de fevereiro atenderá a imprensa por meio de coletiva que será realizada às 8h30, na sala de reuniões da Mitra Diocesana/Cúria Metropolitana. A primeira celebração que marcará sua apresentação à comunidade ainda será agendada. Em breve, mais informações no site e redes sociais da Arquidiocese.

Dom Paulo de Conto nasceu em 12 de outubro de 1942, em Jacarezinho, Encantado/RS. Em 1991, foi nomeado bispo da Diocese de Cáceres, no Mato Grosso e ordenado bispo em 15 de setembro de 1991. Depois de sete anos foi transferido para Criciúma (SC), para ser o primeiro bispo daquela Diocese, onde permaneceu por 10 anos. Em 2008, foi novamente transferido para ser o primeiro bispo da Diocese de Montenegro, recém-instalada. Em julho de 2015 foi nomeado pelo Papa Francisco para ser administrador apostólico da Arquidiocese de Passo Fundo/RS e em janeiro de 2020 foi nomeado pelo Papa Francisco como administrador apostólico da Diocese de Nova Friburgo/RJ, onde permaneceu até julho do mesmo ano. Portanto, Cascavel é a terceira arqui/diocese em que dom Paulo exerce a função de administrador apostólico.

Confira no vídeo a seguir a mensagem de dom Paulo:

CNBB Sul 3