Reuniões das províncias de Porto e Alegre e Santa Maria reúne representantes
Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul receberam as reuniões das Províncias Eclesiásticas de Porto Alegre e Santa Maria que ocorreram esta semana, nos dias 3 e 4. Na reunião de Porto Alegre, os bispos, vigários-gerais, coordenadores de pastoral e ecônomos debateram diversos temas entre eles: a última edição da Romaria da Terra, o INSS e a côngrua dos sacerdotes e a organização dos tribunais eclesiásticos, para melhor atender às famílias com baixa renda, devido aos custos do processo. Além disso, refletiu-se sobre as tensões atuais que assolam a sociedade e a Igreja. Os participantes também destacaram a importância de uma orientação aos fiéis em vista das eleições deste ano.
Na reunião da Província de Santa Maria foram abordados entre os assuntos debatidos: Ano Nacional do Laicato, Ação Evangelizadora “cada comunidade uma nova vocação”, Iniciação à Vida Cristã e Pastoral da Comunicação. Realizada no Seminário Propedêutico Interdiocesano São João Batista, a reunião acolheu os bispos, coordenadores de pastoral, padres juristas e lideranças leigas das dioceses de Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo, Cruz Alta, Cachoeira do Sul e Uruguaiana, e promoveu a convivência com os seminaristas propedeutas das cinco dioceses que estão estudando no Seminário São João Batista.
O reitor do Seminário, Pe. Marcelo Carlesso, fez uma explanação sobre o andamento do propedêutico, destacando a riqueza do grupo que acolhe jovens de 17 a 32 anos de idade. Os bispos também escolheram Dom Hélio Rubert como moderador do Tribunal Eclesiástico de Santa Maria em substituição a Dom Remídio Bohn, falecido no final do ano passado. Em conjunto com a comunidade do Seminário, os participantes da reunião participaram de duas Missas e rezaram juntos as Laudes na manhã da quarta-feira, dia 04 de abril.
A próxima reunião da Província será nos dias 30 e 31 de outubro, em Uruguaiana, e terá por tema principal as Diretrizes para a Formação Presbiteral.
(Fotos: Padre Elton Aristides e Padre Jonison Mallmann)