WEBMAIL

Vida e Família

VIDA E FAMÍLIA

Missão

“A alegria do amor que se vive nas famílias é também o júbilo da Igreja”, diz o Papa Francisco na Exortação Amoris Laetitia. O Pontífice espera que todos se sintam chamados a cuidar com amor da vida das famílias, porque elas são sobretudo uma oportunidade para a ação pastoral (Cf. AL 4). 

Fatores sociais, culturais, políticos, econômicos e religiosos influenciam as famílias, tornando-as vulneráveis a desequilíbrios, principalmente quando não estabelecidas e alimentadas com os verdadeiros valores humanos e cristãos. A fé nos mostra que o matrimônio instituído por Deus como vínculo do amor e elevado por Cristo à dignidade de Sacramento, deve corresponder ao plano divino. 

A família, “Igreja Doméstica” (S. João Crisóstomo) no seio da Igreja Universal, tem um papel insubstituível a desempenhar na vivência do Evangelho. Tamanha é sua importância, que a família precisa ser considerada como um dos eixos transversais de toda a ação evangelizadora. É preciso ajudar todas as famílias a descobrir e redescobrir os valores inalienáveis do casal cristão, célula primeira da Igreja. 

Esta visão de fé é que conduz a Comissão Episcopal da Vida e Família no Regional Sul 3, especialmente através da Pastoral Familiar. A Pastoral tem como objetivo geral articular, promover e fortalecer Comissões de Promoção, Respeito e Defesa da Vida, por meio de uma leitura contextualizada da realidade, em todas as arqui/dioceses do Rio Grande do Sul, em conjunto e em parceria com os Organismos, Movimentos, Serviços, Associações e Institutos Familiares que compõem a Igreja.

BISPOS REFERENCIAIS

BISPO REFERENCIAL
DOM BERTILO JOÃO MORSCH

DOM ADIMIR ANTÔNIO MAZALI

ASSESSOR ECLESIÁSTICO

PE. EDSON PEREIRA

pedsonp@hotmail.com 

COORDENAÇÃO GERAL DA PASTORAL FAMILIAR REGIONAL SUL 3

JÚLIO E ANA QUINTANA

jucequintana@gmail.com