Notícias › 18/06/2021

COMIRE promove formação sobre o Programa Missionário Nacional

O Conselho Missionário Regional (COMIRE) realizou na noite desta quinta-feira (17), uma reunião ampliada com os coordenadores dos Conselhos Diocesanos, representantes dos organismos missionários e das Pontifícias Obras Missionárias no Regional. O encontro, que reuniu mais de 30 pessoas, também contou com a presença do Pe. Daniel Rocchetti e da Ir. Sandra Amado, Secretários da Comissão Missionária Nacional.

Os convidados propuseram aos participantes uma reflexão sobre o Programa Missionário Nacional, ressaltando o objetivo geral do PMN: “Evangelizar, a partir de Jesus Cristo, o Missionário do Pai, guiados pelo Espírito Santo, como Igreja em saída sinodal que traz no coração a opção preferencial pelos pobres, considerando os diferentes povos e culturas; irradiando o amor de Deus que é a fonte da missão, por meio da animação e formação missionárias, do compromisso profético social e da missão ad gentes, peregrinando com Maria rumo ao reino definitivo“.

Durante a formação, Pe. Daniel e Ir. Sandra apresentaram de modo especial o 2º passo (Ver – Iluminar – Agir), proposto pelo Programa. Eles ressaltaram que A missão é o voltar-se de Deus para o mundo e reforçaram especialmente a importância de unir o estudo da missiologia com o amadurecimento de uma espiritualidade missionária. Os Secretários da Comissão Missionária Nacional ainda apresentaram aos participantes do encontro a proposta de outros dois passos para serem acrescentados no caminho: rever/avaliar e o celebrar e, por fim, apontaram passos para uma abertura ao futuro, na consciência de que “o Programa Missionário é sinal de esperança para todo o Brasil”.

Na reunião, o COMIRE firmou ainda as próximas datas programadas, com destaque para a Formação Estadual Missionária, online no dia 20 de agosto, com a Ir. Maria Freire da Silva; e a próxima live da série Caminhos de Missão, no dia 08 de julho, às 20h, com o tema Famílias Missionárias.

Comire RS