Diocese de Montenegro

DIOCESE DE MONTENEGRO

Brasão_2

Bispo

Dom Carlos Romulo Gonçalves e Silva 

Nascimento
24/01/1969

Ordenação Presbiteral
08/12/1994

Ordenação Episcopal
04/06/2017

Lema
Servi ao Senhor com Alegria

E-mail: domcarlos@diocesemontenegro.org.br

 

Referências

COORDENADOR DE PASTORAL

Nome: Pe. Jonas Gomes
Email: jonasgomes028@gmail.com 

 

VIGÁRIO GERAL

Nome: Pe. Pedro Nicolau Schneider
Email: spedronicolau@yahoo.com

 

CHANCELER

Nome: Pe. Diego Knecht
Email: pe.diego@psjb.org.br

 

ECÔNOMO

Nome: Pe. Pedro Nicolau Schneider
Email: spedronicolau@yahoo.com

 

Histórico

A Diocese de Montenegro, a mais jovem do Rio Grande do Sul, foi anunciada oficialmente, pelo Papa Bento XVI, em 2 de julho de 2008. Ela foi desmembrada da Arquidiocese de Porto Alegre que, na sua organização pastoral, já tinha, desde 2001, a região de Montenegro estabelecida como Vicariato. Dom Paulo Antonio De Conto foi nomeado o primeiro bispo diocesano. A cerimônia de instalação da Diocese aconteceu em 6 de setembro de 2008 na Igreja São João Batista de Montenegro, que foi elevada à Catedral Diocesana.

No ano de 2017 a Diocese de Montenegro recebe Pe. Carlos Romulo Gonçalves e Silva, advindo da Arquidiocese de Pelotas – RS, nomeado pelo Papa Francisco como bispo coadjutor da Diocese de Montenegro. Pe. Carlos foi ordenado bispo no dia 04 de junho de 2017, na Catedral Metropolitana São Francisco de Paula, em Pelotas. A partir da renúncia de Dom Paulo, que completou seu 75° aniversário, Dom Carlos assume como bispo da Diocese de Montenegro em 18 de outubro de 2017, dando continuidade ao belo trabalho que vinha sendo desenvolvido por seu antecessor.

A Diocese conta com três seminários: o Seminário São João Maria Vianney, em Bom Princípio, o Seminário São Paulo Apóstolo, em Montenegro e o Seminário São João Batista, em Viamão. Desde o ano 2020 estabeleceu-se uma parceria com a Diocese de Caxias do Sul e, desde então, os seminaristas da etapa da configuração da Diocese de Caxias do Sul residem no seminário da Diocese de Montenegro e os seminaristas da etapa do Propedêutico de nossa Diocese, o fazem no Seminário São José, em Caxias do Sul.

Na Assembleia Diocesana de Pastoral realizada em 2021, foi anunciado algo que vinha sendo planejado e sonhado há algum tempo: A partir do ano de 2022, a Diocese de Montenegro tem como Igreja-irmã a Prelazia do Alto Xingu – Tucumã e o primeiro missionário enviado foi o Pe. Blásio Henz, que com sua missão, representa a parceria entre a Diocese e a Prelazia.

As 30 paróquias são atendidas por 48 padres diocesanos, 3 diáconos permanentes e 4 padres religiosos.

A Diocese de Montenegro é formada territorialmente por 32 munícipios, numa área de 4.397 Km² e população aproximada de 406.627 habitantes.