WEBMAIL

Quem Somos

QUEM SOMOS

O Regional Sul 3 é a representação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no Estado do Rio Grande do Sul. É composto por arce/bispos de 18 circunscrições eclesiásticas, divididas em quatro províncias. Clique no mapa ao lado para acessar a página de cada arqui/diocese.

Integram a Província Eclesiástica de Porto Alegre as dioceses de Caxias do Sul, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório e a arquidiocese de Porto Alegre. Já a Província Eclesiástica de Passo Fundo, no norte do Estado, é composta pelas dioceses de Frederico Westphalen, Erexim, Vacaria e a arquidiocese de Passo Fundo.

No centro do Rio Grande do Sul temos a Província Eclesiástica de Santa Maria, com as dioceses de Santo Ângelo, Uruguaiana, Cruz Alta, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul e a arquidiocese de Santa Maria. Ao Sul, chegamos na Província Eclesiástica de Pelotas, com a arquidiocese que a nomeia e as dioceses de Bagé e Rio Grande.

Diversas pastorais, movimentos, organismos e institutos estão integradas ao Regional por meio das Comissões Episcopais Pastorais.

Objetivo

EVANGELIZAR, no Brasil cada vez mais urbano, pelo anúncio da Palavra de Deus, formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da Casa Comum e testemunhando o Reino de Deus rumo à plenitude (DGAE 2019-2023).

Missão

Respeitada a competência e a responsabilidade inalienáveis de cada membro, em relação à Igreja universal e à sua Igreja particular, cabe à CNBB, como expressão peculiar do afeto colegial:

– Fomentar uma sólida comunhão entre os Bispos que a compõem, na riqueza de seu número e diversidade, e promover sempre a maior participação deles na Conferência;

– Concretizar e aprofundar o afeto colegial, facilitando o relacionamento de seus membros, o conhecimento e a confiança recíprocos, o intercâmbio de opiniões e experiências, a superação das divergências, a aceitação e a integração das diferenças, contribuindo assim eficazmente para a unidade eclesial;

– Estudar assuntos de interesse comum, estimulando a ação concorde e a solidariedade entre os Pastores e entre suas Igrejas.

Membros

São membros do Regional Sul 3 da CNBB, a partir da posse no ofício e enquanto ocupam:

  • Bispos e arcebispos diocesanos;
  • Bispos auxiliares;
  • Administradores Apostólicos ou Diocesanos.