Notícias › 21/03/2022

COMIRE reflete Ano Jubilar Missionário e CF 2022 em reunião regional

Conselho Missionário (COMIRE) do Regional Sul 3 realizou na última quinta-feira (17) a sua primeira reunião de 2022. Optando por permanecer ainda em modalidade virtual, o grupo reuniu os coordenadores dos conselhos missionários diocesanos, obras e organismos missionários do Rio Grande do Sul.

Na reunião, participaram os assessores da Comissão Missionária da CNBB, Pe. Daniel Rochetti e Ir. Sandra Amado, apresentando a caminhada do Conselho Missionário Nacional (COMINA) e a proposta de celebração do Ano Jubilar Missionário neste 2022. Dom Jaime Kohl, da Comissão Missionária no Regional, apontou a necessidade de se pensar como o Regional celebrará este Ano Jubilar em cada realidade, a nível estadual e local.

Na ocasião, os assessores reforçaram ainda a importância da animação missionária no Estado, em cada arqui/dioceses, paróquia e comunidade, especialmente em vista da Missão Ad Gentes, através do projeto Igrejas Solidárias entre o Regional Sul 3 e a Arquidiocese de Nampula.

O encontro foi também oportunidade de formação sobre a Campanha da Fraternidade – Fraternidade e Educação. Com o apoio do Pe. Rogério Ferraz de Andrade, coordenador da Pastoral da Educação no Rio Grande do Sul, o grupo refletiu a CF na perspectiva da missionariedade, olhando para a realidade da educação e assumindo a provocação dos diversos desafios suscitados pela Campanha.

Durante a exposição, Pe. Rogério apresentou  algumas chaves para compreensão e vivência prática da CF, entre elas a necessidade de abrir algumas porta: a porta que ultrapassa os valores do mercado; a porta da inclusão; a porta da criatividade; as portas da complexidade; as portas da coletividade.

Com a participação da Equipe Missionária de Moçambique através de um vídeo gravado especialmente para a ocasião, a reunião seguiu com partilhas sobre a missão ad gentes e de cada Obra Pontifícia: Infância e Adolescência Missionária (IAM), Juventude Missionária (JM) e Conselho Missionário dos Seminaristas (COMISE).

Alguns pontos práticos também foram pontos da pauta, como os encaminhamentos para a Coleta de Pentecostes, em 04 e 05 de junho, a Formação Missionária Estadual, de 19 a 21 de agosto, e a retomada do calendário do Conselho Missionário para 2022.

CNBB Sul 3