ROMARIAS › 01/05/2019

43ª Romaria da Terra será em Mormaço

“O bem viver no campo e na cidade” é o tema desta edição

A Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes de Mormaço será a anfitriã da 43ª Romaria da Terra, que está marcada para o dia 25 de fevereiro de 2020, com o tema “O bem viver no campo e na cidade”. O local da romaria será o Parque Municipal de Mormaço. A decisão foi anunciada pela Comissão de organização, eleita ainda na primeira reunião ampliada e que conta com integrantes da CPT, da Diocese de Cruz Alta, Paróquia e Município de Mormaço.

Esta é a terceira vez que a Diocese de Cruz Alta sedia a Romaria da Terra: em 1987, na localidade de Itaíba, município de Ibirubá e em 1999, no Assentamento Ceres, município de Jóia, com os respectivos temas: “Terra repartida, vida garantida” e “Agricultura familiar: trabalho, organização e conquista”.

Para Bispo Diocesano Adelar Baruffi, a definição do tema e local da Romaria da Terra é mais um passo da caminhada para a 43ª edição. Caminhada iniciada na 42ª Romaria, em Itacurubi, quando a Diocese de Cruz Alta recebeu os símbolos que acompanham todas as romarias. “Temos a responsabilidade de olharmos para a realidade que está aí, para o que é mais importante e nos comprometermos a construir, juntos, uma caminhada como Diocese, envolvendo todas as paróquias, movimentos, as nossas pastorais, principalmente as pastorais sociais, aprofundando a temática central desta romaria”, destaca.

Objetivos e Sentido da Realização das Romarias da Terra

A realização da Romaria da Terra é um dos compromissos comuns permanentes das 18 Dioceses do Rio Grande do Sul, que integram o Regional Sul 3 da CNBB e acontece desde 1978. Ela acontece todos os anos, na terça-feira de carnaval, em que milhares de romeiros e romeiras vindos de diferentes lugares se encontram para relembrar e celebrar os mártires da terra que tombaram defendendo a vida do povo empobrecido. Com Sepé Tiaraju, motivador das romarias, defensor dos povos indígenas, busca-se lembrar que esse dia será um momento de restabelecer as forças na luta por justiça e igualdade.

Passos a seguir

As próximas reuniões ampliadas ficaram agendadas para as seguintes datas: 01/06, 31/08, 26/10 e 07/12.

Texto: Greice Pozzatto – Assessoria de Comunicação da Diocese de Cruz Alta