WEBMAIL

500 anos da Reforma de Lutero: Igrejas rezam pela unidade

Notícias 05/06/2017

Dentro da Semana de Oração pela Unidade Cristã, na passagem dos 500 anos da Reforma desencadeada por Martinho Lutero, Igrejas cristãs ecumênicas de Erechim, Anglicana do Brasil, Católica Romana e Luterana Sinodal realizaram encontro de oração, na noite desta sexta-feira, na igreja sinodal.

Presidiram a celebração a pastora luterana sinodal Ettiene Cibele Mittank, o reverendo anglicano Rodrigo Espiúca e os padres católicos André Lopes e Adelar De David. O momento do pedido de perdão foi ritualizado com a construção de um pequeno muro com tijolos representando pecados que causam separação, como falta de amor, ódio e desprezo, mentira, discriminação, perseguição, quebra de comunhão, intolerância, guerras religiosas, divisão, isolamento, orgulho.

Após as leituras bíblicas, pastora Ettiene, que assumiu a Igreja Sinodal de Erechim em janeiro deste ano, vinda de Iraí, fez a pregação, atendo-se à passagem do evangelho proclamada, a do filho pródigo. Convidou cada participante a lembrar os personagens do texto, procurando ver quando foi um ou outro. Com o gesto de colocar uma luz no pequeno muro dos males que dividem, destacou que o perdão, a reconciliação são caminhos para superá-los e estabelecer a reconciliação.

Diversos hinos, com sustentação musical de órgão e duas flautas, complementavam cada momento da celebração.

Por Antônio Valentini Neto, Assessor de Comunicação

Diocese de Erexim

 

Deixe um comentário