Notícias › 23/09/2020

6ª Semana Social é pauta de encontros da Ação Sócio Transformadora no RS

A Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sócio Transformadora do Regional Sul 3 – também chamada “comissão 8” à nível nacional – está na mobilização da 6ª Semana Social Brasileira no Rio Grande do Sul (6ªSSB). O processo se iniciou no mês de julho nas reuniões gerais das pastorais e organismos que integram a comissão no Estado, nas quais a proposta nacional foi sendo conhecida. Neste processo, representantes de pastorais e movimentos sociais do estado participaram de um seminário organizado pela coordenação nacional da semana social, nos três estados do sul do Brasil.

Agora, chegando a uma nova etapa, foram realizadas nesta segunda (21) e terça-feira (22), reuniões com as quatro Províncias Eclesiásticas, para ampliar o conhecimento sobre a proposta da 6ªSSB e dar passos na sua organização e realização. As quatro atividades reuniram mais de 100 lideranças das pastorais sociais e organismos das dioceses ligadas a cada província eclesiástica. Dado o contexto da pandemia do Covid 19, todas as atividades ocorrem em ambiente virtual.

Dom Silvio Guterres Dutra, bispo referencial da CNBB nesta comissão, está à frente desta mobilização e ressalta que a “realização da Semana Social Brasileira é uma concretização daquilo que o Papa Francisco chama, na Exortação Apostólica A Alegria do Evangelho – no seu quarto capítulo – de a dimensão social da evangelização”.

Entre as atividades previstas para o próximo período, estão a realização de lives sobre os temas Terra (7/10), Teto (7/11) e Trabalho (7/12).

A “Semana Social Brasileira” é um evento da CNBB, realizado em parceria com as diversas forças sociais da sociedade que compartilham de seus objetivos. Teve como “inspiração” a experiência da Igreja Católica na Europa sendo que a França já celebrou o 1º centenário da realização de Semanas Sociais e a Itália prepara sua 49ª prevista para fevereiro de 2021.